Seis dicas para um hábito de café mais sustentável

Seis dicas para um hábito de café mais sustentável
Foto: Shutterstock

O café é um estimulante necessário para a maioria de nós. De acordo com a Associação Nacional do Café (NCA), 62% das pessoas nos EUA bebem uma bebida quente ou fria todos os dias. Mas, como quase tudo o que fazemos em nossas vidas diárias, beber café pode ter um impacto negativo no meio ambiente. Desde a maneira como o grão é colhido até os copos, canudos e tampas descartáveis que bebemos, sua xícara de café típica pode ter um impacto ecológico surpreendentemente grande. Mas não é tão difícil ter um hábito de café mais sustentável. Aqui estão seis ideias fáceis e ecológicas.

+ Músicas para andar de skate por Dora Varella e Yndiara Asp

+ Como identificar e garantir a qualidade da água tratada para consumo

+ Medina aposta em Filipe: “O cara a ser batido”

Escolha uma marca de café ética

À medida que a demanda por café está aumentando constantemente em todo o mundo, o mesmo acontece com seu impacto no meio ambiente. Uma das maiores preocupações do setor é desmatamento, que é acelerado pelas mudanças climáticas e pelo aumento da demanda global. Escolher uma marca ética é um ótimo ponto de partida para sua jornada de café sustentável.

Traga sua própria caneca

De acordo com a NCA, 48% dos consumidores diários de café compram em cafés locais. Embora isso seja ótimo para as empresas locais, também significa que milhões de copos de plástico e papel descartáveis são usados e descartados diariamente. Pior ainda, muitas instalações de resíduos não podem reciclar xícaras de café, então elas acabam no aterro e levam décadas para se degradar.

Para limitar a quantidade de copos descartáveis que você está usando, algumas cafeterias permitem em que você leve sua própria caneca reutilizável. Basta trazer um copo limpo e segurar a tampa. Você pode colocar a tampa assim que o barista entregar sua bebida preparada.

Descubra se sua cafeteria favorita aceita copos reutilizáveis. Se isso não for uma opção, você pode tentar limitar o número de dias em que você opta pelo café para viagem por semana. Como bônus, veja se você pode pular o canudo de plástico ou papel e usar uma tampa de copo com canudinho. Quanto menos plásticos você consumir, menor será o seu impacto no meio ambiente.

Faça seu café sem eletricidade

Quase todos os eletrodomésticos requerem eletricidade, incluindo sua cafeteira automática. Você pode usar menos energia (e, esperançosamente, diminuir sua conta de eletricidade no processo) fazendo café com um método manual de preparo. Existem diferentes tipos de métodos manuais de fabricação de cerveja a serem considerados com base no seu sabor e aroma preferidos.

Por exemplo, quem gosta de café rico pode mudar para prensa francesa. Alternativamente, você pode tentar o método de derramamento para um sabor mais leve; esse método oferece controle sobre o sabor do café. Há também o Aeropress, que é perfeito para fazer uma única xícara de café que você pode levar com você em movimento.

Recicle suas cápsulas de café

As cápsulas de café são incrivelmente convenientes, mas nem todo tipo é reciclável ou simples de descartar eticamente. Algumas empresas de café, como a Nespresso, exigem que suas capsulas sejam recicladas diretamente em uma fábrica. E de acordo com o WIRED, isso coloca a taxa de reciclagem em apenas 25%.

Se você ainda não está reciclando suas cápsulas de café, fazer esse esforço extra pode ajudar muito o planeta. Basta olhar para as opções de reciclagem da sua marca preferida se não tiver certeza.

Ou, alternativamente, compre cápsulas de café reutilizáveis. Apenas certifique-se de que o que você escolher é compatível com sua cafeteira!

Obtenha um filtro de café reutilizável

Torne o seu café da manhã mais ecológico, mudando para filtros de café reutilizáveis. Você pode encontrar filtros de plano ou de aço inoxidável (que também pode ser lavados na máquina de lavar louça) para todos os tipos de cafeteiras.

Simplesmente lave bem o filtro de café em vez de pegar um filtro descartável todos os dias. Você não apenas produzirá menos lixo, mas também economizará dinheiro por não precisar comprar filtros regularmente.

Reutilize sua borra de café

Em vez de jogar a borra de café velha, por que não usá-la para fertilizar seu jardim?

Os níveis de nutrientes no solo são absorvidos pelas plantas à medida que crescem, e as sobras contêm alguns nutrientes particularmente benéficos. A borra de café inclui minerais como nitrogênio, cálcio e ferro que otimizam o crescimento das plantas e promovem a folhagem. Outro benefício? A borra de café atrai minhocas, que ajudam seu jardim a prosperar. Basta espalhar o solo ao redor de suas plantas para colher os benefícios.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo