4 dicas para ultrapassar limites na escalada esportiva

Por Go Outside USA

escalada esportiva
Foto: shutterstock

Desde iniciantes a escaladores de elite, todos podem encontrar novas maneiras de superar limites e melhorar na escalada esportiva.

+ Quanto custa escalar o Everest 2022: veja gastos detalhados

+ Felipe Ho: expandindo os horizontes da escalada

+ Mulheres se tornam surfistas e iniciam revolução de liberdade no Sri Lanka

Depois de escalar por 15 anos, a veterinária que se tornou alpinista profissional, Heather Weidner, constantemente ultrapassa seus limites. Weidner diz que sua principal motivação para escalar é “aquela sensação de fazer algo que eu nunca pensei que fosse possível”.

Em uma entrevista recente à Go Outside USA, ela compartilhou seus principais truques para escalar além do que você vê como possível.

1. Ouça seu corpo

Weidner diz que esta é a primeira coisa a considerar ao se esforçar porque “se você se machucar, não poderá mais tentar”. Pode ser bom ser teimoso e se esforçar, mas há um ponto que você passa a correr o risco de se machucar. Weidner diz que toda vez que ela se machucava, era porque ela estava sendo muito teimosa e não escutava seu corpo.

2. Seja paciente

Se você estiver escalando em um nível mais difícil, é provável que você não tenha sucesso já na primeira tentativa. Weidner diz: “Aproveite o tempo para realmente estudar cada agarra e seja paciente com isso”. Permitir-se errar e descobrir o beta (gíria da escalada que pode variar de uma pequena dica sobre uma passagem difícil a uma instrução passo a passo de toda a escalada) por si mesmo significa que você pode ir ao seu limite sem ficar frustrado.

3. Seja criativo

Só porque uma pessoa lhe deu algum beta que não funciona não significa que você não pode fazer a escalada. “Há tantas maneiras diferentes de fazer movimentos, especialmente na rocha natural”, diz Weidner. Ser criativo com suas sequências pode lhe dar um impulso extra para expandir suas capacidades.

4. Dê a si mesmo tempo para descansar

Seguindo com o tema da paciência ao subir com força: deixar-se descansar ajudará você a dar tudo de si em todas as tentativas e evitar lesões. “Se você já tentou esse movimento seis vezes e ainda não conseguiu, tudo bem. Volte para isso”, Weidner sugere. Chega um ponto em que você está apenas se cansando e não está progredindo.

Aprenda a escalada esportiva com a alpinista profissional Heather Weidner no curso online Intro to Sport Climbing da revista Climbing .







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo