Açúcar: está em toda parte, adicionado a todos os tipos de alimentos embalados e escondido atrás de pseudônimos nos rótulos. Se você estiver tentando evitá-lo, saiba que esse ingrediente é realmente sorrateiro.
Leia mais:
+ Como a cafeína ajuda a turbinar sua resistência
+ Consumo de café está associado a aumento da longevidade
+ 5 dicas para reduzir o açúcar nas receitas
Um dos lugares que pode ser mais desafiador de quebrá-lo? Na bebida diária. Seja café ou chá de sua preferência, se você está acostumado a saborear essas delícias com adoçantes e açúcar, esse pode ser um hábito difícil de cortar. E se você beber várias xícaras por dia, toda essa doçura realmente é uma questão.
“Muito açúcar no café ou no chá pode ser um problema, pois você pode não perceber quanto açúcar está consumindo”, diz Kristen Carli , proprietária da Camelback Nutrition & Wellness em Scottsdale, Arizona.
Então, como você pode reduzir seus açúcares e adoçantes sem deixar seu café ou chá com um sabor ruim? Carli recomenda um processo de três passos para reduzir o açúcar em sua bebida preferida.
Passo 1: Avalie seus hábitos
Antes de começar a tentar reduzir, dê uma olhada honesta e livre de julgamento em onde você está. Afinal, é importante saber quanto açúcar você costuma adicionar à sua xícara de chá matinal ou ao café do meio-dia.
“Primeiro eu avaliaria sua linha de base”, diz Carli. “Você inclui um creme cheio de açúcar, adiciona açúcar líquido, açúcar granulado, etc.? Quanto açúcar é o seu ponto de partida?” O objetivo não é se envergonhar, mas apenas entender onde você está para poder partir daí e comemorar suas vitórias ao longo do caminho.
Etapa 2: reduza gradualmente
Se você gosta do café muito doce, tentar cortar o açúcar de uma vez pode ser assustador. Portanto, tente uma abordagem sem pressão.
“Na primeira semana você consome seu café com um pouco menos de açúcar”, sugere Carli. “Então, depois de algumas semanas, tente reduzir ainda mais a quantidade que você usa”
Etapa 3: continue experimentando
Você não precisa chegar a zero doçura se isso prejudicar o prazer do café da manhã ou do chá da tarde. Em vez disso, apenas reduza a quantidade de açúcar que você está usando o máximo que puder. Qualquer redução no açúcar é uma vitória. E continue procurando maneiras de reduzir mais – por exemplo, você pode experimentar uma torra mais clara ou mais escura se beber café ou sabores diferentes de chá.
Alterar o tipo de creme que você adiciona também pode fazer a diferença. “Os alimentos que contêm açúcar natural, como a lactose no leite e na nata, podem ajudar a tornar as coisas mais doces sem adição de açúcar”, diz a nutricionista Frances Largeman-Roth. Portanto, se você está bebendo café preto com adição de açúcar, misturar um pouco de leite pode ajudar a reduzir o açúcar.
Mas há uma coisa que você definitivamente não deve fazer: substituir o açúcar por adoçantes artificiais. Substituir um adoçante artificial manterá seu paladar preparado para a doçura – e pode até agravar o problema. “Splenda é 600 vezes mais doce que o açúcar. E mesmo uma alternativa natural ao açúcar, a estévia, é 200 vezes mais doce que o açúcar”, adverte Carli. “Já tive pacientes que tentaram mudar da estévia para o açúcar e descobriram que o açúcar não era doce o suficiente. É por isso que recomendo que você se atenha ao açúcar real, mas fique atento à sua ingestão.
Falando em atenção plena, se você é alguém que pratica mindfulness, essa pesquisa indica que a prática pode fazer a diferença no processo de quebrar o hábito do açúcar no café. Portanto, em vez de engolir sua xícara em movimento, reserve alguns minutos para realmente se concentrar em sua bebida. Aprecie o aroma, a aparência do vapor ao sair da xícara, as diferentes notas de sabor que você sente ao saborear. Isso não apenas pode aumentar seu prazer, mas também pode ajudá-lo a parar de comer coisas doces.