10 formas de manter a motivação e aproveitar melhor o treino

motivação treino
Foto: shutterstock

Para pessoas que praticam exercícios físicos, as variações de motivação são comuns: em um dia, elas já saem da cama calçando os tênis; enquanto no outro, são consumidas pelo desânimo. Por vezes, o melhor a se fazer é descansar. No entanto, existem ocasiões em que elas só precisam de um pouco mais de incentivo para manter a motivação no treino.

+ Afinal, música e corrida combinam?

+ Quer prevenir lesão e ganhar força? Inclua esse treino de escada na sua rotina

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Com informações da “Woman & Home”, confira 10 formas fáceis de se motivar para não desistir de um treino.

Acompanhe seu progresso

Manter um “diário de treino” permite que você analise seu progresso semanal e fornece motivação instantânea. Se o seu progresso parecer muito lento e você estiver tentada a desistir, leia seu diário.

“Seja sua contagem de passos, o número de corridas ou a duração de sua aula de ioga, anotar torna tudo mais real e permite que você veja o quão longe você chegou”, diz a preparadora física Annie Deadman.

Dito isso, não se preocupe se você nem sempre está melhorando. A motivação tem seus altos e baixos e é importante ser gentil consigo mesma — perceber isso ajudará a motivação a longo prazo.

Tenha companhia

Ter outra pessoa para gerar motivação mútua — mesmo que on-line — pode ser uma ótima forma de ajudar. Crie um grupo de WhatsApp com amigos e chame-os no início de cada semana para ter aquela motivação pós-descanso ou um pequeno impulso nos dias em que você não está com vontade de malhar.

Diversifique sua playlist

A música pode te distrair enquanto você se exercita. Para um impulso ainda maior, escolha músicas que tenham entre 125 e 140 batidas por minuto (bpm).

“Cientistas do North Bengal Medical College descobriram que a adição de uma batida forte e rítmica pode inspirar as pessoas a acelerar o ritmo”, explica o coach de relacionamentos e mentes Ansar Ali.

Você também começará a associar as músicas a boas lembranças na próxima vez que se exercitar. “Elas vão desencadear memórias felizes associadas a sentir-se calma, bem e focada”, completa.

Compre roupas de treino

Ter um conjunto de roupas de treino que te deixam feliz e confortável é vital quando se trata de manter sua energia a longo prazo.

“Ao optar por um conjunto novo, certifique-se de que ele seja confortável e que caiba bem. Se não ficar bem, você ficará menos motivada para malhar com ele”, aconselha Annie. “A pior coisa que você pode fazer é sair para caminhar ou correr com calças que deslizam para baixo, por exemplo. Da mesma forma, é incrivelmente irritante usar um top esportivo que não mantém seus seios no lugar.”

E o mesmo vale para os tênis: “Ninguém quer sair para caminhar ou correr com sapatos desconfortáveis”, aponta a especialista. “Você estará destinada a sofrer com bolhas e cortes, o que só atrasará seu progresso. Além disso, estar desconfortável lhe dará uma desculpa para abandonar o treino.”

Faça aquecimentos

Os aquecimentos e alongamentos pré e pós-treino são essenciais para evitar dores e lesões. Isso, por sua vez, significa que você se sentirá mais motivada para treinar nos dias seguintes.

E isso é especialmente importante nas estações mais frias. “[No frio] Seus músculos se contraem e ficam menos elásticos, o que pode aumentar o risco de lesões quando você se exercita”, explica o personal trainer Chris Ward. Por isso, sempre incorpore alguns alongamentos em sua rotina por pelo menos cinco minutos antes e depois do treino.

Motive-se com canais fitness da internet

Se você está cansada de caminhar para perder peso ou não tem motivação para a academia, é hora de recorrer ao YouTube e encontrar inspiração para uma nova rotina de exercícios em casa. Nossa recomendação é a personal trainer e colunista da IstoÉ Carol Borba!

Inscreva-se em um desafio fitness

Inscreva-se em um evento fitness ou junte-se a um desafio e trabalhe para obter os melhores resultados. “Saber que você tem um objetivo — e um fim à vista — muitas vezes é motivação suficiente para fazer as pessoas se mexerem”, diz Annie. “Fazer isso com um amigo também é uma boa ideia, pois vocês podem estimular um ao outro.”

Mude seu destino final

As melhores corridas, caminhadas e pedaladas são aquelas em que você acaba em algum lugar divertido. Planejar um destino com uma recompensa no final pode ser revolucionário quando se trata de aumentar os níveis de motivação do treino.

“Um passeio de bicicleta até sua padaria ou cafeteria favorita é um clássico por um motivo”, diz Hilary Rowland, cofundadora do estúdio de ciclismo indoor Boom Cycle. “Pode se tornar uma tradição, e então o exercício é apenas uma parte do seu prazer no processo.”

Ressignifique suas férias

Se você está planejando viajar e aproveitar as férias, saiba que existem muitas opções de destinos onde você pode combinar relaxamento com atividades — como trilhas, escaladas ou até mesmo um hotel com academia.

Diminua o trabalho pela manhã

Quer se exercitar logo pela manhã? Então prepare suas roupas de treino e café da manhã na noite anterior. Ao tomar menos decisões ao longo do dia, você poderá manter sua motivação mais alta nos momentos em que mais precisar — como sair de uma cama quente para um treino matinal.

-Publicidade-