Você dorme melhor durante o verão ou no inverno?

Por Bianca Vilela*

Foto: Shutterstock.

Você já parou para pensar se dorme melhor no verão ou no inverno? Nesta competição, o clima mais ameno leva vantagem – e existe um motivo. Basicamente, como as noites são mais escuras no inverno, isso acaba tornando a qualidade do sono melhor.

Vale lembrar que produzimos hormônios importantes durante a noite, geralmente das 0h às 4h da manhã, justamente quando tudo está mais escuro.

Isso significa que, quanto mais tempo você dorme no escuro, melhor aproveita essa fase do sono, melhorando consideravelmente o seu descanso; sendo assim quanto mais escura noite e quanto maior o tempo desta fase, mais regenerador será o processo.

Veja também
+ Tirar férias ou não? Eis a questão!
+ Quer melhorar sua saúde e metabolismo? O ciclo circadiano é o caminho
+ Como incluir alimentos saudáveis na sua rotina

Na situação contrária disso, o verão, a fase escura das noites dura menos tempo, ou seja, o sol aparece muito mais cedo e, por isso, esse tempo escuro tem menor duração.

A natureza é sábia: temos uma ótima recuperação e melhor qualidade do sono no inverno para aproveitarmos com a corda toda a estação do verão! Faz todo sentido, não é mesmo?

Então aproveite a estação mais fria do ano para se regenerar e, posteriormente, curtir o verão!

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

-Publicidade-