Quer melhorar sua saúde e metabolismo? O ciclo circadiano é o caminho

Por Bianca Vilela*

Foto: Shutterstock.

Nossa vida é pura correria e nos desgastamos para dar conta de tudo, não é? O problema é que muitas vezes vamos contra a nossa natureza, e é aí que os problemas de saúde aparecem. Precisamos entender como isso funciona e por isso, convidei para esta conversa a nutricionista Nathália Escudeiro.

A nutricionista nos conta que naturalmente, nosso dia já é dividido em partes. Nossa fisiologia dita os melhores momentos para realizarmos atividades que exigem mais coordenação, agilidade, força ou concentração. Em uma perfeita orquestra, produzimos hormônios que favorecem cada momento destes, seguindo um ciclo ideal para nossa natureza, chamado ciclo circadiano.

Leia mais

+ 5 dicas para aumentar a longevidade na prática

+ Como cuidar da imunidade nos dias frios?

+ 4 maneiras que o exercício pode beneficiar seu intestino

Entretanto, o nosso dia a dia e as tarefas excessivas nos forçaram a inverter o funcionamento deste ciclo e é por isso que já começamos o dia cansados. Além disso, com o estresse da vida urbana, tendemos a consumir alimentos de mais difícil digestão, sempre na hora errada – e isso não é uma coincidência.

Para evitarmos esta “inversão do metabolismo”, preparamos cinco dicas importantes:

1. Duas horas antes de dormir, evite os eletrônicos, pois eles têm luz azul e inibem a produção dos hormônios que favorecem o sono reparador;

2. Ao anoitecer, diminua a luminosidade do seu quarto e do restante da casa. Abajures com luz amarela cairão muito bem!

3. Tome um banho quente antes de dormir e um banho mais frio ao acordar;

4. Pela manhã, faça as atividades mais difíceis e desafiadoras. Organize sua agenda sempre no dia anterior para não ter surpresas.

5. No almoço, faça uma refeição bem completa, mas sem excessos de carboidratos de baixa qualidade. E no jantar, procure escolher alimentos de fácil digestão.

Vamos colocar tudo isso em prática e assim fazer as pazes com a nossa natureza?

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

-Publicidade-