Como cuidar da imunidade nos dias frios?

Por Redação

Foto: shutterstock

Com os dias mais frios batendo na porta, devemos dar ainda mais atenção à imunidade. Afinal, é só baixar um pouco a temperatura que nosso corpo já começa a dar sinais de que algo não vai muito bem, não é mesmo?

+ Saúde da mulher: as nuances para um estado de completo bem-estar
+ Banho quente ou frio depois do treino? Conheça os benefícios de cada um
+ Tomar café da manhã ajuda na performance?

Sintomas como garganta dolorida, nariz congestionado, dor de cabeça, febre e indisposição são ainda mais frequentes nessa época do ano. A boa notícia é que com um sistema imunológico forte, é possível lutar melhor contra doenças como gripe e resfriado comum, além de garantir ganhos ainda maiores durante e após os treinos!

Pode parecer um pouco estranho, mas nossos corpos abrigam mais de trilhões de bactérias. Elas vivem no intestino e ajudam a combater certos vírus e bactérias ruins que podem causar e perpetuar doenças.

Portanto, a chave para um sistema imunológico mais forte é construir um bom batalhão de micro-organismos, porque são eles que vão agir na defesa contra os ‘invasores’. Mas como fazer isso e cuidar da imunidade?

Não espere até sentir a tosse ou espirro. Em vez disso, já comece a praticar essas simples ações:

Foto: shutterstock

1. Atente-se às boas bactérias do intestino

Você sabia que até 70% do seu sistema imunológico vem do estômago? Por isso, é fundamental manter essas trilhões de bactérias boas com muita fibra, alimentos fermentados, prebióticos e probióticos.

Para isso, adicione algumas porções extras de vegetais às suas refeições e os seus alimentos fermentados favoritos. Por fim, nutra-se diariamente com prebiótico, que são encontrados na banana, cebola, alcachofra e cereais integrais e também inclua na dieta um probiótico de qualidade

+ Melhor forma de comer abacate: Pasta proteica ao pesto de abacate

2. Evite fortalecer as bactérias ruins

Os micro-organismos ruins prosperam com o açúcar, por isso é essencial encontrar alternativas saudáveis. Se você gosta de doces, procure frutas cheias de fibras. Se você deseja um pouco de doçura extra, polvilhe algumas frutas com mel.

Ignore as junk foods processadas e preste atenção ao excesso de açúcares que estão presente em alimentos que parecem inofensivos. Manere nos biscoitos a carnes processadas e foque em alimentos integrais.

Foto: shutterstock

3. Durma bem

Dormir não é um luxo. É essencial para a sua saúde e bem-estar. Eu sei que parece impossível dormir mais, mas se houver vontade, há um caminho. Mesmo um cochilo de 20 minutos durante o dia ou logo após o trabalho pode ajudá-lo a ser mais eficiente nas suas tarefas diárias.

Uma dica que pode ser interessante é desligar os aparelhos tecnológicos durante a noite. Ao desligar o telefone, TV e computador, conseguimos ir para a cama 20 a 30 minutos mais cedo todas as noites. Tudo bem que isso nem sempre é possível, mas saiba que o esforço vale a pena para sua qualidade geral de saúde e imunidade.

-Publicidade-