Nesta era de bem-estar, você pode interagir com vários profissionais de saúde – desde seu médico de atenção primária e dermatologista até seu terapeuta e nutricionista – para cuidar de todos os aspectos do seu corpo. Isso poderá em breve incluir um fisioterapeuta.
+ ChatGPT e aventura: o que a Inteligência Artificial pode fazer por nós?
+ Fisioterapia ou quiropraxia: qual tratamento é melhor para você?
“Conheço várias clínicas que estão tentando implementar uma visita anual a um fisioterapeuta – semelhante à forma como você consultaria seu médico primário para um exame físico anual”, diz Katie Flores , professora de fisioterapia na California State University, Northridge. .
O que é fisioterapia preventiva?
Normalmente, você vai à fisioterapia porque está tentando se recuperar de uma lesão. Mas em um check-up de fisioterapia preventiva, você pode esperar testes semelhantes de força, flexibilidade, equilíbrio e marcha. Os resultados dessas avaliações determinam onde você pode estar sujeito a lesões ao caminhar, correr, praticar esportes ou até mesmo realizar tarefas diárias, diz Flores.
Da mesma forma que os testes físicos anuais podem indicar pressão alta ou frequência cardíaca irregular, os resultados dessas avaliações podem fazer o mesmo. “Por exemplo, velocidades de marcha mais lentas têm sido associadas ao aumento da hospitalização , ao declínio cognitivo, ao risco de quedas e até à mortalidade”, diz Flores. Depois de identificar essas áreas problemáticas, seu fisioterapeuta poderá desenvolver um plano de ação.
No entanto, isso não significa que sua agenda esteja cheia de sessões em andamento. Segundo Paulo MacMillen Sitagata , fisioterapeuta de MJ the Musical, a fisioterapia preventiva não foi feita para ser perpétua.
“Não queremos que os clientes procurem a fisioterapia para sempre, especialmente se não tiverem lesões”, diz MacMillen Sitagata. “No entanto, queremos que eles venham para exames – ou para obter as bases necessárias para fazer seus exercícios adequadamente e continuar a partir daí.”
Quanto custa a fisioterapia preventiva?
Infelizmente, não existe um padrão do setor sobre quanto você pode esperar pagar por fisioterapia preventiva. No entanto, muitas vezes planos de saúde podem cobrir essas sessões.
Ainda sim, se o valor parecer exorbitante, considere os custos das lesões, principalmente se você for um atleta competitivo. “Mesmo que o plano não cubra, a fisioterapia preventiva pode economizar muito dinheiro”, diz MacMillen Sitagata. “Mesmo que você tenha feito 12 sessões e pago mais de R$3000, isso ainda será menos do que se você fizesse uma cirurgia para uma lesão evitável.”
Ainda preciso de fisioterapia preventiva se estiver fazendo treinamento cruzado?
Claro, você pode se dedicar ao seu regime de treinamento cruzado – mas isso não o protegerá de lesões da mesma forma que a fisioterapia preventiva faria.
“Quando estou fazendo uma avaliação fisioterapêutica, não estou olhando apenas uma parte do corpo”, diz Angélica Alberto, fisioterapeuta. “Estou analisando como o resto do corpo pode estar potencialmente influenciando qualquer dor que o paciente esteja sentindo.” Por exemplo, acrescenta Alberto, se uma cliente estiver com dor no joelho, ela fará exames para ver qual é a origem do desconforto.
Esses são os tipos de perguntas que o treinamento cruzado não consegue responder. Embora esta metodologia de treino inteligente possa ajudá-lo a evitar sobrecarregar o corpo com os mesmos movimentos repetitivos, ela não aborda áreas específicas propensas a lesões, diz Flores.
Para obter melhores chances de diminuir o risco de lesões, combine seus esforços de yoga e treinamento de força com alguma fisioterapia preventiva. Confie em nós: seu corpo agradecerá ao longo prazo.