Você ainda vai fazer uma prova de e-MTB

Foto: Nataniel Giacomozzi.

As bicicletas elétricas de montanha (e-MTB) estão rapidamente se consolidando como uma das grandes tendências do esporte outdoor. A modalidade combina a força e resistência tradicionais do mountain bike com a potência assistida de motores elétricos, criando uma experiência divertida, mas ao mesmo tempo desafiadora. Apesar de contar com um motor para ajudar nas pedaladas, não se engane: competir em E-Você ainda vai fazer uma prova de e-MTB exige preparo físico, habilidade técnica e, sobretudo, estratégia.

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O uso do motor elétrico torna a modalidade atraente e acessível para muitos ciclistas, mas ainda enfrenta certo preconceito. Para alguns, o auxílio do motor parece “trapaça”, enquanto outros veem a e-MTB como uma super categoria que expande as fronteiras do esporte.

O fato é que a categoria não só está crescendo em popularidade como também foi oficialmente integrada ao Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI, consolidando seu espaço no cenário esportivo global.

Como funciona e-MTB?

Diferente das bicicletas convencionais, as e-MTBs contam com motores elétricos que fornecem assistência ao ciclista enquanto ele pedala, com a velocidade máxima controlada em torno de 25 km/h. A assistência é interrompida se o atleta atingir essa velocidade, ou seja, além dos limites do motor, também exige força nas pernas. Essa limitação garante que, mesmo com o auxílio do motor, o atleta ainda tenha que se esforçar fisicamente como em uma prova tradicional.

As competições de e-MTB ao redor do mundo seguem regras que podem variar, mas costumam impor um grande desafio: o gerenciamento da bateria. Muitas vezes, os ciclistas não podem trocar a bateria durante a corrida, então, a estratégia para dosar o uso de energia se torna crucial. Uma má gestão pode resultar no esgotamento da carga antes da linha de chegada, o que é fatal em termos de desempenho, já que as e-MTBs são bem mais pesadas que as bicicletas convencionais. Pedalar com uma e-bike sem assistência elétrica não só anula a vantagem, como aumenta drasticamente o esforço.

Além disso, a diversão e emoção são componentes-chave nas competições de e-MTB. A modalidade testa tanto a técnica em trilhas desafiadoras quanto a inteligência dos atletas em gerir a energia disponível. O equilíbrio entre o motor e a força humana é o que dá à e-MTB seu caráter único.

Nos próximos meses, competições nacionais de e-MTB prometem aquecer ainda mais o cenário, com desafios imperdíveis em trilhas brasileiras. Seja para quem compete ou quem acompanha, o futuro das e-MTBs está cada vez mais eletrizante.

ROCKY MOUNTAIN GAMES

Como prova da tendência da modalidade, a terceira e última etapa do Rocky Mountain Games, maior festival de esportes de montanha do Brasil, terá o e-MTB como a grande novidade entre as disputas do evento. A prova acontece no domingo, 27 de outubro, em Campos do Jordão, e contará com um percurso de 50km que envolve trilhas e single tracks especiais.

Os ciclistas de e-MTB largarão à frente dos competidores de mountain bike tradicional, e poderão optar por duas categorias: a Turbo Pro, sem limite de potência máxima para o motor, nem para consumo máximo de bateria e com velocidade assistida de até 32 km/h; e a Super Light (SL), voltada para bicicletas mais leves – como Specialized Levo SL e similares – de motor de até 350 watts ou até 55 Nm de torque, com capacidade máxima da bateria de 400 watts/hora e velocidade máxima assistida de 25 km/h

A estreia da categoria promete agitar o evento e testar as habilidades dos competidores tanto no controle da potência quanto na estratégia de gestão da bateria, reforçando o apelo das e-MTBs no cenário esportivo.

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BRASIL RIDE 2025

A Brasil Ride 2025, que acontecerá de 18 a 21 de junho em Botucatu (SP), também contará com a modalidade e-MTB. O evento, que abrange três dias de competição, oferece uma oportunidade imperdível para os ciclistas testarem suas habilidades em um formato desafiador e empolgante.

A prova inclui um prólogo de 13,4 km no primeiro dia, com 10,9 km cronometrados e 410 m de altimetria. No segundo dia, os participantes enfrentarão uma maratona de 76 km com 1.600 m de altimetria, começando com 8 km de deslocamento neutralizado e terminando na Rodovia Mal Rondom km 233, seguido por mais 17 km de deslocamento até o centro de Botucatu. A competição será encerrada com uma etapa de 64,1 km e 1.620 m de altimetria no terceiro dia.

As bicicletas e-MTB utilizadas terão uma potência contínua máxima de 750 watts e assistência de até 32 km/h. Com trilhas técnicas e uma gestão estratégica da bateria, o evento promete ser um verdadeiro teste de habilidades para os ciclistas.

DESAFIO BROU

O Desafio Brou Monte Carmelo, que ocorrerá no dia 29 de setembro, incluirá categorias para e-MTB no formato XCP (Cross Country Point-to-Point), com percursos abaixo de 60 km, divididos entre Percurso Completo e Percurso Reduzido.

Para as e-MTBs, a competição terá categorias distintas. Na E-Bike Força Livre, não há restrições quanto à potência do motor, velocidade máxima ou troca de baterias, que podem ser substituídas durante a prova, desde que sejam carregadas pelos atletas. Nas E-bikes por Idade, a potência é livre, mas a assistência elétrica é limitada a 32 km/h, e a troca de baterias, bem como o uso de extensores, não é permitido.

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DESAFIO MTB SERTÃO

O Desafio MTB Sertão incluirá a modalidade de e-MTB na competição, marcada para 1 de junho de 2025 em Sertanópolis, Paraná. As inscrições estarão disponíveis em breve.

Na categoria e-bike, não será feita a conferência do limite de velocidade das bicicletas elétricas, e a troca de bateria durante a prova não será permitida. As e-bikes começarão a prova na frente do pelotão, e os atletas deverão planejar suas estratégias de acordo com o circuito estabelecido pela organização.

Vale ressaltar que algumas dessas informações podem ser alteradas, então é recomendável acompanhar as atualizações oficiais da competição.

SERTÕES MTB

Sertões MTB é inspirado no rally mais famoso do mundo. Foto: Fabrício Macedo/Fotop/Sertões

O Sertões MTB é inspirado no tradicional Rally dos Sertões, uma das maiores competições off-road do mundo. Assim como o rally, o Sertões MTB oferece uma boa dose de adrenalina, levando os ciclistas a percorrerem longas distâncias por estradões de cascalho no interior do Brasil. O circuito tem 11 categorias para e-bikers e a etapa de Ibitipoca bateu o recorde mundial de inscritos na e-bike em uma competição duas vezes seguidas, em 2023 e 2024, com 217 e 301 participantes. A próxima parada começa nesta sexta-feira (27) e vai até o domingo (29), em Pirenópolis (GO).