6 dicas para manter a manutenção da sua e-bike em dia

Por Redação

manutenção e-bike
Foto: Shutterstock.

Cada vez mais pessoas estão aderindo às bikes elétricas e aproveitando seus benefícios, que vão desde o deslocamento ao trabalho até o pedal do fim de semana.

Assim como todas as bicicletas, manter a manutenção em dia tornará a pedalada mais segura e agradável, além de ajudar os componentes a durarem mais.

Veja também
+ França vai investir 2 bilhões de euros para incentivar o uso de bicicletas no país
+ Cachorro atravessa pista e provoca acidente em etapa do Giro d’Italia
+ Everest se aproxima do recorde de mortes em uma temporada

Isso é importante porque, embora os preços estejam diminuindo, as e-bikes geralmente representam um investimento considerável.

Steve Mills, co-proprietário da Take-Charge Bikes, é especialista está no ramo das bikes elétricas há 13 anos. Abaixo, ele dá alguns conselhos sobre como manter a saúde da sua e-bike em dia.

6 dicas para manter a manutenção da sua e-bike em dia

1. Cuidados com a bateria

A diferença mais significativa entre uma bicicleta comum e uma e-bike é a bateria. “Embora haja um motor, ele ainda é fundamentalmente mecânico e bastante semelhante ao restante da bicicleta. As baterias, por outro lado, têm requisitos muito diferentes”, diz Mills.

“A coisa mais importante é manter a bateria em uma temperatura ambiente; qualquer temperatura muito alta ou muito baixa afetará negativamente. Manter a bateria dentro de casa contribuirá muito para prolongar sua vida útil.”

No que diz respeito ao armazenamento das baterias por um longo período de tempo, certifique-se de que a bateria não esteja descarregada – mas também não a deixe carregando por dias ou semanas. As baterias são bastante caras, então você realmente não quer usá-las de forma inadequada.

Ao decidir onde armazenar sua bateria, é útil considerar se essas seriam boas condições para um animal de estimação. Se não forem, não são boas para sua bateria.

2. Tensão dos raios

As e-bikes com motor de cubo podem apresentar problemas próprios nos raios, o que não se espera em uma bicicleta comum, devido às tensões causadas pela força do motor.

Mills destaca: “Em um motor de cubo, especialmente nos motores de cubo traseiros, você perceberá que, após alguns anos, a quebra de raios se torna um evento um pouco mais comum. Mas se você levar sua bicicleta para a manutenção, a tensão dos raios será verificada e ajustada, portanto, isso será menos provável.”

3. Limpeza da transmissão

No que diz respeito à manutenção de suas marchas, é a mesma prática de limpeza da bicicleta, mas deve ser realizada com mais frequência.

Mills explica: “Uma e-bike com motor central exercerá muito mais força na corrente, o que significa que você tenderá a percorrer menos quilômetros antes de precisar substituí-la. Mas, em termos de cuidados, você só precisa tratá-las como faria com qualquer outra bicicleta.”

Uma ferramenta específica de limpeza de corrente, juntamente com um desengraxante, torna esse trabalho muito mais fácil. Apenas lembre-se de garantir que nenhum líquido oleoso entre em contato com as superfícies de freio, mas se isso acontecer, limpe-as com um limpador de freio específico ou álcool isopropílico.

4. Evite lavagem sob pressão

As e-bikes, embora sejam construídas para serem robustas, ainda são tão vulneráveis à lavagem sob pressão quanto uma bicicleta comum e, portanto, devem ser tratadas com a mesma delicadeza.

Mills enfatiza: “Seja tão cuidadoso quanto seria ao limpar uma bicicleta comum. O principal problema que vemos é as pessoas serem muito entusiasmadas ao limpar e usarem lavadoras de alta pressão na bicicleta.

“Também temos pessoas que submergem completamente suas bicicletas em canais, rios e lagos para lavá-las, o que você realmente não deve fazer. Para nós, fica óbvio durante a manutenção se isso foi feito, pois o óleo e a graxa se emulsificaram e os rolamentos estão danificados.”

5. Preste atenção nos pneus

É bom fazer isso em qualquer bicicleta, mas em uma e-bike você poderá percorrer distâncias maiores do que em uma bicicleta comum, e elas também são mais pesadas, o que significa que as pedras podem se alojar mais facilmente. Você não quer ter um pneu furado, então é bom retirar essas pedras antes que elas penetrem ainda mais.

Além disso, manter a pressão dos pneus em dia desempenha um papel importante para evitar furos e impedir o ressecamento das laterais. As bicicletas precisam ter a pressão dos pneus verificada com muito mais frequência do que um pneu de carro.

Ter uma bomba de piso torna as coisas significativamente mais fáceis, pois a bombagem requer menos esforço e muitas têm um manômetro que facilita ajustar para o nível correto.

6. Limpe os freios

Devido à facilidade de aceleração, os freios das e-bikes são mais usados do que os das bicicletas não motorizadas. Além disso, as e-bikes são mais pesadas, exigindo força adicional dos freios.

É importante garantir que as pastilhas e as superfícies de frenagem estejam limpas, pois a sujeira embutida desgastará a superfície de frenagem mais rapidamente. Também é importante garantir que os freios estejam devidamente ajustados.

Você pode usar um pano limpo e um produto de limpeza de freio específico para obter os melhores resultados ao limpar seus freios. Lembre-se de que, se você limpar completamente seus freios a disco, talvez precise assentar novamente suas pastilhas. Isso envolve acelerar e usar os freios uniformemente até diminuir para a velocidade de caminhada algumas vezes.

Fonte Cycling Weekly







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo