Na semana passada, publicamos a notícia da histórica primeira subida de inverno no K2, o segundo pico mais alto do mundo. O feito, que muitos consideraram o último grande “primeiro” no montanhismo, foi realizada por uma equipe de dez montanhistas nepaleses, liderados por Mingma G e Nirmal Purja.
No vídeo aparecem Nirmal Purja; Mingma David Sherpa; Mingma Tenzi Sherpa; Geljen Sherpa; Pem Chiri Sherpa; Dawa Temba Sherpa; Mingma Gyalje; Dawa Tenjin Sherpa; Kilu Pemba Sherpa e Sona Sherpa. Todos os montanhistas chegaram juntos, cantando o hino nacional do Nepal.
Leia Mais: Brasileiros atingem o cume do K2, a montanha mais perigosa do mundo
Veja o documentário sobre a 1ª descida de esqui no K2
Os alpinistas desceram a montanha com segurança e deixaram o acampamento-base para começar a jornada para casa. O retorno da equipe à civilização também forneceu mais informações sobre a escalada, incluindo um vídeo do cume e a notícia de que Nirmal Purja fez a escalada sem o uso de oxigênio engarrafado.
“Sem agendas individuais, sem ganância individual, mas apenas solidariedade e força conjunta da equipe Nepal com uma visão compartilhada. Muito orgulhoso de todos os membros da equipe por ganharem isso para o Nepal e a humanidade através de dificuldades, esforço altruísta e, mais importante, UNIDADE provando que nada é impossível!”, escreveu Nirmal.
Veja o vídeo da ascensão de inverno no K2: