Nos últimos anos, a fonte de inspiração para viagens tem passado por transformações marcantes. Primeiro, os guias de viagem dominaram, depois os sites especializados, incluindo nosso próprio Time Out Travel, é claro. Contudo, desde a pandemia, uma rede social em particular emergiu como influenciadora no mundo das viagens – o TikTok.
Leia mais:
+ Esses são os destinos mais seguros para mulheres que viajam sozinhas
+ Greenwashing: como não cair na ‘sustentabilidade fake’ das marcas
+ Estas companhias aéreas são as mais propensas a extravio ou danos de bagagens
De acordo com Prabhakar Raghavan, Vice-Presidente Sênior do Google, surpreendentes 40% da Geração Z recorrem ao TikTok como sua principal fonte de informações, e uma impressionante maioria de 76% dos usuários atribui à plataforma a inspiração para suas aventuras pelo mundo.
No entanto, quais são os destinos mais populares no TikTok? Para responder a essa pergunta, a empresa de viagens Cruise Croatia mergulhou nas estatísticas, analisando o número de visualizações de vídeos relacionados a 135 das cidades mais populosas do planeta, durante o período de março a julho.
Desse estudo surge um vencedor incontestável: a capital catalã, Barcelona, que acumulou uma impressionante marca de mais de 24 bilhões de visualizações. Sua reputação já a precede: desde os monumentos icônicos desenhados por Gaudí, como a majestosa catedral da Sagrada Família, até a sua localização à beira-mar e uma cena noturna e gastronômica de renome global, Barcelona permanece no topo das preferências.
A hashtag #barcelonathingstodo (#oquefazerembarcelona, em português) ganhou destaque entre os usuários da Geração Z, o que não é surpreendente considerando os festivais anuais de destaque da cidade, como o Primavera, o Festival Sonar e o San Joan.
Nova York conquista o segundo lugar, com os usuários em busca de dicas e insights sobre a metrópole vindos diretamente dos Tiktokkers que chamam a cidade de lar. Paris segue de perto na terceira posição, muito possivelmente impulsionada pela sensação previsível das mídias sociais que é a Semana de Moda. Além disso, o interesse dos mais jovens por essas cidades também pode ser atribuído a programas de TV ambientados nos mesmos locais – pense no revival de Gossip Girl e no lançamento de Emily in Paris, dois fenômenos que sem dúvida atraíram a Geração Z.
O continente europeu domina a lista, com cinco cidades ocupando os seis primeiros lugares. Parece que a tendência de aproveitar o verão europeu deve ficar.
Alguns destinos menos esperados, mas não menos dignos de menção, incluem Lima, a autoproclamada “capital culinária” da América do Sul, e Jacarta, uma metrópole composta por mais de 100 ilhas.
Aqui estão os 10 destinos mais populares no TikTok:
- Barcelona, Espanha (24 bilhões)
- Nova Iorque, EUA (18 bilhões)
- Paris, França (16 bilhões)
- Londres, Reino Unido (15 bilhões)
- Istambul, Turquia (9 bilhões)
- Madri, Espanha (9 bilhões)
- Lima, Peru (7 bilhões)
- Jacarta, Indonésia (5 bilhões)
- Tóquio, Japão (4 bilhões)
- Cingapura (4 bilhões)