UTMB celebra 20 anos com homenagem a lendas históricas da competição

Por Redação

utmb
A norte-americana Courtney Dauwalter, campeã da prova em 2019 e 2021. Foto: UTMB / Christophe Pallo.

A organização da Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) anunciou que 22 “Lendas UTMB’ serão homenageadas na edição do evento deste ano em Chamonix.

A prova acontece entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro e marca o 20º aniversário da tradicional competição de corrida de montanha.

Veja também
+ Kilian Jornet desiste da UTMB em Chamonix para tratar lesão
+ Sucesso na Gravel: embaixadora do Rocky Mountain Games traz dicas para prova de Juquitiba
+ Licenças para escalar o Everest disparam; veja os novos valores

Para não passar em branco, a UTMB decidiu celebrar corredores que se tornaram parte da história da corrida.

“As Lendas UTMB celebram indivíduos que possuem um histórico excepcional nas trilhas, mas também aqueles que fizeram uma contribuição excepcional para a UTMB desde sua fundação, em 2003”, explicou a direção de prova.

“Reconhecendo o talento extraordinário dos corredores que participaram da competição desde a primeira edição, as 12 mulheres e dez homens que venceram a exaustiva corrida que atravessa França, Itália e Suíça, se tornarão as primeiras Lendas UTMB.”

Os 22 corredores se tornarão oficialmente Lendas durante uma cerimônia em Chamonix no dia 30 de agosto. Cada um também receberá uma pulseira personalizada.

Lendas em ação

Três “Lendas UTMB” vão correr na Final Mundial deste ano em Chamonix: Courtney Dauwalter, Pau Capell e Katie Schide.

Estrela norte-americana, Dauwalter vai buscar uma tríplice coroa inédita após as vitórias no Western States e no Hardrock no início deste ano, mas já garantiu seu lugar no hall da fama da UTMB depois de seus triunfos em 2019 e 2021.

Em 2021, ela teve o melhor desempenho feminino de todos os tempos, já que terminou em sétimo lugar na classificação geral.

Já o espanhol Pau Capell, que teve uma performance avassaladora para vencer a UTMB de 2019, está de volta este ano em busca do bicampeonato. O atleta também venceu as categorias TDS em 2016 e CCC em 2018.

Katie Schide, também norte-americana, venceu a prova do ano passado ao resistir a pressão de Marianne Hogan, mas ela não defenderá a coroa em 2023, já que está inscrita na corrida mais curta, a OCC.

Ausência de tetracampeões

Quatro vezes campeão da UTMB, o espanhol Kilian Jornet é uma das Lendas UTMB, mas declarou recentemente que não correrá em 2023 após sofrer uma lesão.

O espanhol, amplamente considerado o maior atleta de montanha de todos os tempos, reinou nas edições de 2008, 2009, 2011 e 2022, sendo no ano passado a primeira pessoa a completar a corrida em menos de 20 horas.

Francois D’Haene, outro tetracampeão masculino, também estará ausente deste ano, mas receberá seu título de Lenda. O francês conquistou sua primeira vitória em 2012,  triunfando novamente em 2014, 2017 (após um duelo histórico com Jornet) e 2021.