Kilian Jornet desiste da UTMB em Chamonix para tratar lesão

Por Redação

Jornet não vai lutar pelo penta da UTMB neste ano. Foto: Instagram / @ kilianjornet / @matti_bernitz.

Embora a lista de favoritos para os 171 km da Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB) em 1º de setembro continue extensa, um grande fenômeno estará ausente: o tetracampeão e detentor do recorde do percurso, Kilian Jornet.

Na última quinta-feira (17), o ultramaratonista espanhol anunciou nas redes sociais que não estará presente devido a uma lesão no quadril direito.

“Nada de UTMB para mim este ano”, compartilhou Jornet. “Ainda não posso correr devido à lesão, então decidimos que seria melhor priorizar uma boa recuperação e tentar fazer algo divertido quando a dor desaparecer.”

Veja também
+ UTMB vai levar caiçara de Paraty para correr em Chamonix
+ 8 dicas essenciais de viagem para trail run
+ Rocky Spirit 2023 confirma datas de cinema ao ar livre em SP e RJ

Os fãs estavam ansiosos por uma revanche entre Jornet e o canadense Mathieu Blanchard, que nesta temporada vai buscar seu terceiro pódio consecutivo em Chamonix.

Em 2022, Blanchard completou a corrida em 19 horas, 54 minutos e 50 segundos, terminando em segundo lugar logo atrás de Jornet, que fez 19:49:30 e estabeleceu um novo recorde do percurso.

Jornet lutou contra sua lesão na Eiger Ultra Trail by UTMB, buscando uma pontuação que permitiria a ele competir no evento final da UTMB em Chamonix. Embora Jornet lidere o Índice UTMB com 945 pontos, ele precisava terminar a corrida para se tornar elegível na final.

O atleta lesionou o sacro nos treinos dois dias antes da Eiger Ultra, mas lutou para terminar em 48º lugar em uma corrida vencida pelo atleta suíço Lorick Buclin, de apenas 16 anos.

“Alguns dias antes da Eiger Ultra Trail, comecei a sentir dor no meu quadril direito”, compartilhou Jornet no Instagram. “Pensei que fosse um problema muscular ou uma tendinite que desapareceria com alguns dias de descanso, mas após um exame descobrimos que é um edema ósseo.”

O trail runner explicou que suspeitava que a causa fosse o retorno intenso muito rapidamente após uma expedição ao Himalaia que o deixou com costelas quebradas e uma lesão no quadril. “Parece que foi um momento ruim para ter essa lesão tão perto das corridas, mas gerenciar a recuperação faz parte da vida de um atleta”, disse ele.

Embora Jornet tenha deixado os fãs com esperanças no final de julho, o atleta optou pela desistência.

Jornet é uma lenda no UTMB, vencendo a corrida pela primeira vez em 2008, aos 20 anos, e retornando para vencer em 2009, 2011 e 2022. Ele tem uma longa lista de conquistas e detém o recorde de tempo de subida e descida conhecido mais rápido em grandes montanhas, incluindo o Matterhorn e o Mont Blanc.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo