Ela é a pessoa mais jovem da história a escalar a icônica rota de 910 metros no El Capitan

Por Chris Van Leuven, da Outside USA

Selah Schneiter, de 10 anos, é uma criança pequena para a idade dela, pesando apenas 25 kg e com um metro e 35 centímetros. Ela adora matemática, toca violão e é “alegre e brincalhona”, diz a mãe dela, Joy.

Ela também é a pessoa mais jovem a escalar a rota The Nose de 910 metros no El Capitan de Yosemite, nos Estados Unidos. Selah completou a rota às 17h45 do dia 12 de junho, junto com seu pai, Mike, e seu amigo Mark Regier.

“Às vezes eu sentia medo”, disse ela no topo. “Mas achei muito divertido.”

10-year-old-nose-climb_h.jpg
(Mike Schneiter)

Scott Corey escalou The Nose duas vezes em 2001, quando tinha 11 anos; Tori Allen subiu quando tinha 13 anos, também em 2001.

Selah, que mora em Glenwood Springs, no Colorado, tem a escalada em seu sangue. Mike e Joy se apaixonaram 15 anos atrás enquanto escalavam El Capitan; quando Selah tinha apenas oito semanas de idade, a trouxeram para o Vale de Yosemite. Selah visitou muitas das áreas de escalada mais famosas do país e escalou o Independence Monument, uma torre de 5,8+, em seu sétimo aniversário.

+ Quais os riscos para crianças e adolescentes em altitudes elevadas
+ Timelapse da escalada mais rápida no monte El Capitan

Mas o The Nose é muito mais desafiador. “Selah ainda está aprendendo a guiar uma via de escalada, mas ela já sabe muitas habilidades e técnicas de escalada”, disse Joy. “Eu estava preocupada com sua capacidade de executar a rota com um corpo tão pequeno. Mas eu sabia que Mike a manteria segura. Estou muito orgulhosa dela.”

Mike é dono da Glenwood Climbing Guides, onde ele ensina escalada no gelo, escalada esportiva e auto-resgate vertical. Joy trabalha como enfermeira na Glenwood Medical Associates. Selah tem três irmãos mais novos: Zeke, sete; Sunny, cinco anos; e Salomé, 17 meses. “Zeke é apaixonado por escalada e ele quer fazer The Nose comigo no próximo ano”, disse Joy.

Selah liderou o primeiro arremesso e a travessia do parafuso que passa do Texas Flake para o Boot Flake. “No geral, a liderança foi divertida, mas um pouco assustadora às vezes”, disse ela.

E qual foi a sensação no topo do El Capitan? “Eu queria comer pizza”, disse ela. “Eu nunca vou me esquecer deste dia.”

climbing







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo