Timelapse da escalada mais rápida no El Capitan

Por Redação

El Capitan

Nas imagens os escaladores norte-americanos Brad Gobright e Jim Reynolds parecem duas formiguinhas escalando uma montanha. Mas uma formiga certamente não escalaria o The Nose, uma das vias mais famosas do mundo, no El Capitan, no Parque Nacional do Yosemite, na Califórnia (EUA), em 2 horas, 19 minutos e 44 segundos.

Leia também:

+ Emily Harrington é a primeira mulher a escalar o El Capitan em um único dia

O tempo recorde de velocidade foi feito em outubro de 2017. O fotógrafo Tristan Greszko foi quem filmou os escaladores. A primeira vez que o The Nose foi escalado em 1958 a subida demorou 17 horas. Em 2012 Alex Honnold fez em 2 horas, 23 minutos e 46 segundos. Confira:

A The Nose já foi considerada impossível de escalar. Hoje o El Capitan é uma referência de agora escalada em grandes paredes. É uma das 50 vias clássicas da América do Norte e considerada um clássico em todo o mundo.

O “El Cap” tem duas faces principais, a sudoeste (à esquerda quando se olha diretamente para a parede) e a sudeste. Entre as duas faces se projeta uma proa enorme. Embora hoje existam inúmeras rotas estabelecidas em ambas as faces, a rota mais popular e historicamente famosa é The Nose, que segue a proa maciça. Do chão ao topo, o EL Capitan tem 880 metros de escalada.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo