UCI faz alterações de última hora na pista em Petrópolis; Avancini não concorda

Por redação

Henrique Avancini durante a Copa do Mundo de mountain bike de 2019 na Itália - Foto: LiveMedia / Shutterstock.com

A apenas 2 dias do início da etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de mountain bike, a UCI fez algumas alterações no traçado do circuito. O intuito é tornar a prova mais segura para os ciclistas, mas Henrique Avancini acredita no contrário e garante que agora algumas áreas vão ser perigosas.

+ Com torcida ao lado, Avancini sonha com títulos na Copa do Mundo de MTB

+ Encontro de atletas marca o início da segunda etapa da Copa do Mundo de MTB em Petrópolis (RJ)

+ Clark Little lança novo livro fotográfico

O atleta teve muita influência tanto no projeto, quanto na construção do circuito em Petrópolis. Durante um longo período, ele visitou o lugar para refinar ainda mais cada detalhe.

O traçado inclui grandes saltos, alguns dos maiores da Copa do Mundo, e é exatamente ali que as mudanças foram feitas. No trecho, a UCI adicionou áreas de rolamento para os ciclistas que optarem por não saltar.

“A UCI decidiu alterar algumas características do roteiro da Copa do Mundo em Petrópolis. Falando como designer de percurso, acho que as mudanças adicionam muito risco em algumas situações de corrida. Entendo sua preocupação em torná-lo mais seguro em algumas áreas, mas fiz questão de compartilhar meus pensamentos e motivos pelos quais acho que as mudanças não são positivas… Conheço o circuito que construí e, embora seja muito exigente, o nível de segurança é superior à maioria das pistas que percorremos. Apenas compartilho as informações, e indico que não concordo com as alterações feitas. Além disso, acho que agora algumas partes vão ser perigosas”, lamentou Avancini nas redes sociais.

Nos últimos anos, a Copa do Mundo UCI vem tentando garantir o espetáculo por meio de circuitos mais técnicos, como aconteceu em Albstadt. Fizeram parte daquela prova um grande número de elementos artificiais que são, supostamente, mais seguros, mas que não agradam aqueles que preferem os obstáculos naturais.

Programação Copa do Mundo etapa Petrópolis:

Sexta-feira 8 de abril
Copa do Mundo UCI MTB Petrópolis XCC – 17h20 (hora de Brasília).

Domingo 10 de abril
Copa do Mundo UCI MTB Petrópolis XCO Feminino – 12h00 (horário de Brasília).
Copa do Mundo UCI MTB Petrópolis XCO Masculino – 15h15 (horário de Brasília).

-Publicidade-