Turquia inaugura ponte suspensa mais longa do mundo que liga Europa e Ásia

Por redação

maior ponte suspensa do mundo
Ponte 1915 Canakkale, na Turquia - Foto: Xia Zhenhan/Sichuan Road and Bridge Construction Group/Handout via Xinhua

A Turquia inaugurou a ponte suspensa mais longa do mundo na última sexta-feira (18). A construção se deu no Estreito de Dardanelles (noroeste), a fronteira natural entre a Europa e a Ásia, e tem mais de 2.023 metros de comprimento no seu vão entre as duas torres.

+ Avião fica preso embaixo de ponte em rodovia da Índia

+ Boeing da China Eastern Airlines cai em região montanhosa no sul da China; não há sinais de sobreviventes

+ Big rider Alex Botelho processa WSL depois de quase morrer afogado em Nazaré

A Ponte 1995 Canakkale conta com 4,6 quilômetros de comprimento e recebeu esse nome em homenagem aos 100 anos da república turca, que se completa em 2023. Essa é a primeira ponte a atravessar o braço de cerca de 60 quilômetros de mar que liga o Mar Egeu ao Mar de Mármara.

Até então, para esse mesmo trecho de Dardanelles, veículos precisavam atravessar uma viagem de balsa de cerca de uma hora, isso sem contar a espera da fila que poderia chegar a 5 horas. Agora, por meio da ponte, a travessia deve durar cerca de seis minutos e custará um pedágio de 200 liras turcas ou R$67, segundo a agência Reuters.

A mega-construção se iniciou em 2017, contou com cerca de 5 mil trabalhadores envolvidos e custou um total de 2,5 bilhões de euros, cerca de 13,7 bilhões de reais. Tudo isso para ligar os continentes europeu e asiático de forma mais prática e rápida.

No entanto, a 1915 Canakkale não é apenas comprida. Além disso, suas torres alcançam 318 metros de altura, sendo pouco menos do que o arranha-céu Burj Al Arab, em Dubai, de 321 metros, ou que a Torre Eiffel, que chega a 330 metros.

A inauguração da maior ponte suspensa do mundo ocorreu no aniversário da vitória naval das forças otomanas em 18 de março de 1915 contra os aliados na Batalha de Dardanelles, também conhecida como Batalha de Gallipoli.

A batalha, que durou até janeiro de 1916, levou à vitória do Império Otomano contra as tropas britânicas e francesas.

Além de comemorar a vitória otomana, o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, também afirmou que “estes projetos continuarão a render dividendos para o Estado por muitos anos. São construções que têm um enorme papel em colocar nosso país a frente em investimentos, força de trabalho e exportações”.

Veja o vídeo que mostra como é atravessar a ponte de carro:

-Publicidade-