O departamento de turismo da Nova Zelândia está cansado de ver as poses clichês em destinos populares nas redes sociais.

A agência Crown, responsável por promover o turismo no país, passou os últimos meses incentivando os kiwis a “fazer algo novo”. Agora, uma campanha está pedindo aos viajantes que compartilhem algo novo nas redes sociais – em vez de recorrer a velhos clichês.

Leia Mais: Árvore mais famosa da Nova Zelândia sofre com vandalismo
Polícia britânica tinge lago para mandar Instagrammers para casa

Em um vídeo irônico, o comediante Tom Sainsbury explica como os turistas não medem esforços para copiar as fotos que viram nas redes sociais. O comediante também diz que, neste verão, a agência está reprimindo qualquer pessoa que viaje sob a “influência social”.

Entre os clichês a que ele se refere estão o “foto de costas na banheira de hidromassagem”, “o homem sentado calmamente em uma rocha contemplando” e a pose de “braços abertos” frequentemente vista no topo de montanhas.

Vídeo da campanha do Turismo Nova Zelândia sobre clichês:

O vídeo baseia-se na campanha de turismo doméstico “Faça algo novo” da Turismo NZ, que foi lançada em maio passado em resposta ao fechamento das fronteiras por causa da pandemia Covid-19.

“Percebemos que as mesmas fotos ou poses continuavam aparecendo, uma e outra vez, não importa a localização”, disse o gerente geral doméstico da Turismo NZ, Bjoern Spreitzer, ao site Stuff.

Além da campanha em vídeo, o Turismo NZ lançou a hashtag #DoSomethingNewNZ (“faça algo novo NZ”, em tradução livre) no Instagram para usuários compartilharem suas fotos criativas de viagens e ainda concorrerem em um sorteio a um voucher de viagem no país de $ 500.