Neste domingo (23), enquanto os competidores masculinos do Tour de France chegam a Paris encerrando uma jornada de 23 dias, será a vez das atletas femininas largarem com a promessa de terem uma grande visibilidade. A previsão é da Zwift, plataforma de treino virtual que faz parceria com a prova desde 2022.
Com base nos dados da Nielsen Sports, a Zwift mediu o impacto da competição feminina do ano passado e os números são animadores para a categoria. Transmitida para 190 países, a prova teve uma audiência média ao vivo de 2,9 milhões de telespectadores, e uma audiência acumulada de 23,2 milhões de pessoas ligadas na corrida.
A cobertura escrita sobre o Tour de France feminino também viu seu público crescer. Só o site especializado Cyclingnews bateu o recorde de 700 mil leitores acompanhando esse conteúdo, com um total de 2,3 milhões de visualizações em suas páginas.
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A Zwift analisou também o movimento nas redes sociais e os números de postagens e engajamento sobre as mulheres no Tour de France feminino, que aumentaram 300% em relação a 2021. Além disso, os perfis das 35 melhores atletas cresceram, em média, 8,6%, e de suas equipes 4,3%, apontando uma margem maior para contratos comerciais.
“Isso é apenas o começo. Continuaremos usando nossa plataforma para iluminar essas superestrelas ao mesmo tempo em que criamos espaço e conteúdo para que mulheres ciclistas de todo o mundo aumentem sua comunidade e persigam seus sonhos. Estamos abrindo o caminho para um futuro brilhante do ciclismo feminino”, declarou a diretora de estratégia feminina da Zwift, Kate Venonneau.