Todos os sentidos: programa leva crianças, com e sem deficiência visual, para imersão na natureza

Por Redação

crianças
Segunda edição do programa Natureza de Criança Inclusivo acontece no dia 22 de outubro no Legado das Águas, refúgio da Mata Atlântica no interior paulista. Foto: Divulgação.

O programa Natureza de Criança Inclusivo tem o propósito de oferecer experiências esportivas na natureza para crianças com e sem deficiência visual.

A canoagem é o esporte principal do programa. Além desta prática, há trilha na floresta, banho de rio, brincadeiras e contação de histórias aos pés de uma figueira centenária.

Veja também
+ Minha aventura em família: Monte Roraima para os pequenos
+ Viagens que curam: escapadas na natureza que vão turbinar o seu bem-estar
+ A ciclista surda que está competindo com as melhores atletas do mundo

“Tendo a natureza como meio, queremos promover o encontro de crianças com e sem deficiência visual. Com esta interação desmistificamos ideias preconcebidas sobre a cegueira e contribuímos para o desenvolvimento de pessoas mais respeitosas e tolerantes com a diversidade”, conta a educadora Isabela Abreu, idealizadora do encontro.

Este é o segundo ano do programa que tem a chancela do Ministério da Cidadania com a Lei de Incentivo ao Esporte. No dia 22 de outubro de 2023, o evento acontecerá no Legado das Águas, em Juquitiba (SP), maior reserva de Mata Atlântica privada do Brasil. Serão 56 participantes e toda equipe de staff do evento.

Este ano, o programa conta com o patrocínio da multinacional Solenis e apoio do Legado das Águas. É totalmente gratuito para os participantes.

“Além do evento, o programa conta com três cursos para educadores, com o objetivo de preparar profissionais para estarem mais à vontade com as crianças com e sem deficiência em atividades na natureza”, destaca Isabela.

Em 2022, foram três eventos em que impactaram diretamente 70 famílias e 60 educadores.

“A mata verdejante, com a floresta evaporando, a represa com suas águas calmas, a mata escura encostando seus galhos no rio. No rosto de cada participante, víamos a expressão de alegria para viver um dia na natureza, um dia de movimento, esporte e conexão. Um dia de inclusão, desafios e superação. Estar com as crianças com e sem deficiência nesta reserva de Mata Atlântica é trazer a possibilidade de ampliar o reportório para a infância”, complementa a educadora.

Para saber mais, acesse o site Natureza de Criança.