A norueguesa Therese Johaug dominou as disputas do esquiatlo (ou skiathlon) no esqui cross-country feminino e conquistou a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.
+ Guia dos Jogos de Inverno: tudo sobre o esqui cross-country em Pequim
+ Em abertura com luzes e muita tecnologia, Pequim abre Jogos de Inverno
+ Brasil tem terceira maior delegação das Américas nos Jogos de Pequim
Therese confirmou o favoritismo e liderou a prova deste sábado (5) com o tempo de 44min13s. A prata ficou com a russa Natalia Nepryaeva, enquanto o bronze foi para a austríaca Teresa Stadlober.
Quatro vezes medalhista olímpica e tricampeã mundial do esquiatlo (2015, 2019 e 2021), esse foi o primeiro ouro individual na carreira da atleta de 33 anos em Olimpíadas. A norueguesa liderou as duas metades da prova e venceu com uma vantagem de 30 segundos para a segunda colocada.
A prova do skiathlon consiste em 15 km de percurso, sendo metade do percurso no esqui clássico e a outra com a técnica do estilo livre.
O Brasil não teve representantes na disputa.
Brasileiros em ação no domingo
No primeiro dos três domingos olímpicos de Pequim 2022, os brasileiros voltam às competições e com direito à estreia.
Manex Silva vai para a neve de Zhangjiakou competir na prova masculina esquiatlo (ou skiathlon) de 30km (duas seções de 15km) do esqui cross-country, enquanto que Sabrina Cass vai para a segunda classificatória do moguls no esqui estilo livre no Parque de Neve Genting.
A prova masculina esquiatlo começa às 4 horas da madrugada deste domingo (6), enquanto a segunda classificatória do moguls vai para a pista a partir das 7 horas.
As disputas são transmitidas pelo canal de TV por assinatura SporTV2 ou pelo serviço de streaming Globoplay.
Ver essa foto no Instagram
Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022:
Esquiatlo feminino
1 Therese Johaug (NOR): 44min13s7
2 Natalia Nepryaeva (ROC): 44min43s9
3 Teresa Stadobler (AUS): 44min44s2