Na semana passada, dois proprietários do Tesla dirigiram seus carros elétricos até o acampamento base do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo.
+ Quanto custa escalar o Everest 2022: veja gastos detalhados
+ Nepal pretende mudar localização do acampamento base do Everest
A façanha não é necessariamente um teste impressionante do desempenho do carro em grandes altitudes ou em terrenos acidentados. Os motores elétricos não precisam de oxigênio, então podem operar mesmo no vácuo do espaço, e os veículos elétricos são rotineiramente conduzidos em temperaturas abaixo de zero. Além disso, o Acampamento Base Norte fica a apenas 16.900 pés, e a China completou uma estrada pavimentada até ele oito anos atrás (não confundir com o Acampamento Base Nepali Sul, que requer uma caminhada de dez dias para chegar). Ônibus que transportam turistas rotineiramente chegam ao acampamento.
Também não é uma indicação impressionante do alcance dos veículos elétricos. A distância do acampamento até a estação Tesla Supercharger mais próxima é de apenas 96,5 km, e um Tesla Model 3 pode retornar até 576 km de alcance.
O que impressiona é o fato de haver uma estação Tesla Supercharge localizada a apenas 96,5 km do Monte Everest, possibilitando o carregamento do carro próximo ao local. A China tem mais de 2,2 milhões de estações de carregamento de veículos elétricos, um número que cresce mensalmente a uma taxa que excede o número total de estações de carregamento de veículos elétricos nos Estados Unidos. Os EUA têm apenas um total de 108.000; A China construiu 112.000 apenas em dezembro de 2020.
Como alguns proprietários do Tesla que dirigem diretamente para o Everest Base Camp North indicam, a rede de estações de carregamento de carros elétricos da China também cobre áreas rurais e remotas. Esse é um problema notório nos EUA, onde a maioria das estações está concentrada em cidades de apenas alguns estados.
Em Montana, por exemplo, há um total de 64 estações de carregamento de veículos elétricos em todo o estado, em comparação com as 13.658 localizadas na Califórnia.
A barreira para a adoção de veículos elétricos nos EUA, e em diversos países, continua sendo a infraestrutura. Sem investimentos públicos maciços em energia limpa, redes de transmissão, estações de carregamento e muito mais, não estamos apenas ficando para trás em relação ao resto do mundo, continuamos a piorar a crise climática, mesmo que já estejamos enfrentando seus impactos desastrosos.