Tempestades de raios matam 38 pessoas em dois estados da Índia

Por Redação

raios
Incidência de raios é comum nessa época do ano na Índia. Imagem: Shutterstock.

Trinta e oito pessoas morreram no último domingo (11) ao serem atingidas por raios em dois estados da Índia.

+ Dois homens são atingidos por raio na Serra de Minduri; veja o vídeo
+ Dicas para você pedalar na chuva com segurança

+ Como treinar sua força em casa e com poucos equipamentos

Na cidade de Jaipur, em Rajastão, entre os 11 mortos estavam pessoas tirando selfies, de acordo com a polícia local. Elas estavam em uma torre de vigia no Forte Amer, do século XII, ponto turístico da região.

Acredita-se que 27 pessoas estivessem no local quando o raio caiu. Vários também ficaram feridos ao pularem da torre em pânico.

Oficial sênior da polícia, Anand Srivastava disse ao jornal The Guardian que outras nove pessoas foram mortas e quase 20 ficaram feridas em outros relâmpagos no estado de Rajasthan, que foi assolado por tempestades e chuvas de monções.

Já em Uttar Pradesh, norte da Índia, 18 pessoas foram mortas por um raio no domingo, disse Manoj Dixit, funcionário do governo, elevando para 38 o número de mortos em ambos os estados. A maioria dos mortos em Uttar Pradesh eram trabalhadores dos campos agrícolas.

Ambos os governos estaduais anunciaram compensação financeira para as famílias das vítimas e feridos. O departamento meteorológico da Índia alertou sobre o perigo de mais raios nos próximos dias.

Quedas de raios são comuns durante a temporada de monções da Índia, que vai de junho a setembro. Mais de 2.900 pessoas foram mortas por raios no país em 2019, de acordo com os dados oficiais mais recentes disponíveis.