Visualização: Conheça a técnica que vai turbinar sua corrida

Por Go Outside USA

Conheça a técnica de visualização que pode turbinar a sua corrida
Imagem: Emma Simpson/Unsplash

Quando se trata de correr, a mente é tão importante quanto o corpo. “Você pode ter o melhor treinamento e coaching do mundo, mas se você não colocar sua mente no lugar certo, é difícil obter resultados”, disse o treinador de desempenho da Under Armour, Tom Brumlik. Os profissionais entendem isso, é claro, e usam técnicas de visualização para superar os momentos difíceis da corrida.

Veja algumas dicas para praticar a visualização ao correr:

Comece a praticar

Assim como você treina seu corpo se quiser ser rápido, você deve treinar sua mente se quiser se tornar hábil na visualização – criando uma imagem mental de um cenário futuro e vendo-o se desenrolar da forma mais realista possível. “Ajuda perceber que o desenvolvimento leva tempo”, diz Brumlik. “Os elementos mais importantes são a repetição consistente e o acompanhamento da visualização com a ação.”

“Se você está pensando diariamente em correr a Maratona de Boston antes de ser qualificado, ou mesmo começar o treinamento necessário para se qualificar, não importa o quão bem você possa visualizar o curso”, adverte Brumlik. “Isso é sonhar acordado.” Em vez disso, concentre-se mais claramente na tarefa real em mãos, visualizando-se fazendo isso, e repita várias vezes, explica.

Leia mais

+ 20 lugares para você correr em São Paulo

+ 4 coisas que descobri ao correr de manhã

+ É melhor correr mais rápido ou correr mais distâncias?

A atleta olímpica Joanna Zeiger, autora do livro The Champion Mindset (O Mindset de um Campeão, em tradução livre), acrescenta: “Como com qualquer coisa nova, é preciso prática. Comece a usar técnicas de visualização muito antes de correr”.

Você não precisa seguir regras específicas

Embora existam certas abordagens de visualização que podem te ajudar, não é um método único, diz Zeiger. “A única coisa importante é que você faça isso”, diz ela. Onde você visualiza também não é importante – faça isso no meio de um treino intenso ou em casa, em um local tranquilo e confortável.

Por exemplo, “se você visualizar sua longa corrida na manhã seguinte enquanto está deitado na cama na noite anterior, isso pode ser eficaz porque você colocará isso em prática em um futuro próximo”, diz Brumlik.

Experimente o que funciona melhor

Quando se trata de visualização, os atletas geralmente escolhem um desses dois caminhos: interno ou externo. Qualquer um é bom, mas você precisa descobrir o que funciona melhor para você. A visualização interna pode parecer a prática de um certo aspecto da corrida. Digamos que você queira aumentar sua cadência. “Se imagine colocando o próprio pé embaixo de você, sem jogá-lo na frente e derrapar”, diz Brumlik.

Já a visualização externa é o que muitos corredores fazem quando pensam na prática da corrida. Imagine-se em uma pista de corrida com seus concorrentes, liderando o caminho. Ou imagine um ponto particularmente difícil durante o treinamento e passe por ele sem esforço. “Também recomendo visualizar as coisas dando errado”, diz Zeiger, “para que o atleta possa praticar como vai lidar com certas adversidades durante uma corrida”.

Visualize enquanto treina ou compete

A visualização realmente começa a compensar quando você pode acessá-la durante uma fase difícil, seja durante uma corrida ou treinamento. “Pode ser útil imaginar-se terminando o intervalo quando você está no meio dele, por exemplo”, diz Zeiger. “Quando fazia intervalos na estrada, muitas vezes me imaginava em uma pista onde podia fazer uma contagem regressiva em incrementos de 400 metros. Eu também me visualizaria sendo capaz de parar no final e recuperar o fôlego.”

Para impacto máximo, Brumlik treina seus atletas para se concentrarem no processo por meses antes de corridas importantes, eliminando todos os obstáculos potenciais para alcançar um resultado positivo. “Assim, você poderá visualizar melhor uma corrida quando souber todas as variáveis”, diz ele. Não importa o que você encontre durante um momento desafiador – chuva, colinas, calor ou umidade – você está mentalmente treinado e pronto para reagir de uma forma que o levará através do momento.