20 lugares para você correr em São Paulo

Parque Villa Lobos
Foto: Shutterstock

Procurando onde correr em São Paulo? Está cansado de sempre ir nos mesmos lugares da cidade para treinar? Nós também! Pensando nisso, fizemos uma enquete em nossas redes sociais para descobrir os pontos preferidos dos nossos leitores. Dá uma olhada e experimente algo novo para o próximo longão: 

+ 6 destinos incríveis para combinar viagem e corrida

Onde correr em São Paulo – Zona Sul

Parque Severo Gomes

Ele pode até não ser tão grande quanto os outros pontos verdes da cidade de São Paulo (tem 34.900 m²), mas conta com belas paisagens para quem gosta de correr com uma boa vista. A área do parque é remanescente do loteamento de duas chácaras: Vila Elvira e Granja Julieta. Conta com playgrounds, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha para caminhadas, canteiros, aparelhos de ginástica, pista para os corredores, bicicletário, área de estar e sanitários com acessibilidade. O parque também oferece regularmente trilhas monitoradas, treinos e atividades de educação ambiental. 

Endereço: Rua Píres de Oliveira, 356.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 19h.

Parque Ibirapuera

Onde correr em São Paulo? Parque Ibirapuera
Foto: Shutterstock

O destino mais tradicional dos paulistanos, o Ibira, como é carinhosamente conhecido, foi o parque mais visitado da América Latina em 2017. Não é para menos: com 1,6 milhão m², ele é tombado e patrimônio histórico do estado. Foi lá, inclusive, que os primeiros grupos de corrida começaram a se reunir, já nos anos 80. E ele continua sendo um lugar muito adorado pelos praticantes por suas pistas asfaltadas, bons trechos de subidas e descidas e trilhas para correr na terra. Quem gosta de lugares mais tranquilos deve chegar mais cedo, pois o parque é muito frequentado em praticamente todos os dias da semana. 

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h à meia noite. 

Parque Ecológico do Guarapiranga

Onde correr em São Paulo? Parque do Guarapiranga
Foto: Shutterstock

Exercitar-se às margens da represa Guarapiranga com certeza é uma ótima terapia para quem vive na cidade e convive com milhares de carros e ônibus todos os dias. O parque estadual é realmente muito grande – 2,5 milhões m², sendo 1,6 milhão m² para uso público e lazer dos visitantes. Toda a infraestrutura do local é pensada para causar o mínimo impacto ao meio ambiente. 

Endereço: Estrada da Riviera, 3286
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h. 

Parque Burle Marx

Parque Burle Marx, São Paulo
Foto: Shutterstock

Diferentemente do Ibirapuera, o Parque Burle Marx tem uma proposta mais contemplativa e não apenas de lazer e diversão. Por isso, não possui ciclovias, pistas de skate ou quadras. Mas possui áreas para trilhas (com três níveis de dificuldade diferentes) e pode ser uma boa alternativa para fugir dos lugares mais cheios. Aos sábados, das 7h às 13h, acontece uma feira de alimentos orgânicos no local. 

Endereço: Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 19h – incluindo domingos e feriados. 

Parque Cordeiro (ou Martin Luther King)

Outro ponto pequeno da região Sul da cidade (34.965 m²), mas muito agradável. Conta com pistas de caminhada e de ciclismo, aparelhos de ginástica, playground, paraciclos, quadra poliesportiva, palco, espelho d’água, sanitários e praça. Possui trilhas monitoradas, que devem ser agendadas com antecedência para grupos de até cinco pessoas. Segundo o regulamento, os cães são permitidos apenas na área da antiga Praça Martin Luther King, desde que conduzidos com coleira e guia.

Endereço: Rua Breves, 968
Horário de funcionamento: Área I das 7h às 17h e Área II das 7h às 18h. 

Parque da Aclimação

Onde correr em São Paulo? Parque da Aclimação
Foto: Shutterstock

Localizado mais ao sul de São Paulo, no bairro da Aclimação, o parque possui 122 mil m². Inaugurado em 1939, ele já foi sede do primeiro zoológico da cidade. Hoje, área abriga um lago de cerca de 70 mil m³ de água, jardim japonês com espelho d’água, concha acústica, playgrounds, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada além de campos de futebol, voleibol e basquetebol. Por abrir muito cedo, é bom para quem gosta de correr pela manhã. 

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h às 20h.

Correr muito pode fazer mal e levar à morte?

Parque do Povo (ou Mário Pimenta Camargo)

Onde correr em São Paulo? Parque do Povo
Foto: Shutterstock

Inaugurado em 2008 na região do Itaim Bibi, são 133 mil m² relativamente planos. O Parque do Povo conta com uma boa estrutura esportiva. São três quadras poliesportivas com marcação especial para esportes paralímpicos. Um campo de futebol de grama verde, pista de ciclismo própria, pista de skate e local para caminhada. Sem contar a pista de corrida e um jogo de xadrez em tamanho real. 

Endereço: Avenida Henrique Chamma, 420
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h.

Onde correr em São Paulo – Zona Norte

Parque da Juventude

Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo
Foto: Shutterstock

O parque foi construído no espaço do Complexo Penitenciário do Carandiru. Foi considerado um ato simbólico para livrar o local do estigma de violência. Atualmente, ele tem 240 mil m² e é dividido em três partes. A primeira delas, a Área Esportiva, tem pistas de corrida. 

Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 19h. 

Parque do Trote (ou Vila Guilherme)

O próprio nome já dá a dica: o local era o antigo Club Hypico. Por isso, ele ainda preserva algumas estruturas da época em que cavalos eram treinados e competiam por lá. A pista de corrida é de terra batida. Ao todo, são 120 mil m². 

Endereço: Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n°
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h30 às 20h.

Parque Estadual da Cantareira

Parque Estadual da Cantareira, São Paulo
Foto: Shutterstock

Se você pensa em natureza quando pensa em onde correr em São Paulo, vale a pena visitar a Cantareira. Trata-se de uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo. São quase 8 mil hectares de Mata Atlântica remanescente e uma experiência de contato com a natureza bem enriquecedora. Isso porque não só a mata é preservada: espécies em risco de extinção, como a jaguatirica, também podem ser vistas por lá. Uma boa opção para trail run, uma vez que conta com a conhecida trilha da Pedra Branca. São 3,5 km de percurso asfaltado e bem íngreme. Ao final, os praticantes podem apreciar uma vista de mais de mil metros de altitude e enxergar a região norte, sul e central da cidade.

Endereço: Rua do Horto, 1799
Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. Para a trilha, até às 15h. 

Horto Florestal

Horto Florestal, São Paulo, Zona Norte
Foto: Shutterstock

O local faz parte da reserva da Cantareira. E conta com diversas pistas de corrida que se interligam e permitem ao corredor escolher a dificuldade de seu treino. A central (com aproximadamente 4 km), por exemplo, que circunda os lagos e a quadra de futebol, é a mais plana. Há bebedouros ao longo de todo o trajeto e também duas fontes de água mineral.

Endereço: Rua do Horto, 931
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 18h.

Avenida Braz Leme

Avenida Braz Leme, São Paulo
Foto: Shutterstock

A pista que fica no canteiro central da avenida tem 3,35 km. Por lá, corredores podem fazer uma paradinha para comer nos muitos restaurantes existentes por lá. Ciclistas e corredores contam com locais separados para praticar, mas há cruzamentos em alguns pontos. 

Endereço: Avenida Braz Leme
Horário de funcionamento: Todos os dias, em qualquer horário. 

Onde correr em São Paulo – Zona Leste

Parque Ceret

Parque CERET, São Paulo
Foto: Shutterstock

O local é pequeno, mas sua estrutura lembra a de um clube. É bom para quem curte treinar à noite, pois fica aberto até à meia noite durante a semana. Ele possui duas pistas de corrida, uma com 750 m e outra com 1,5 km. Sem contar a pista de atletismo, de 400 metros. Todas relativamente planas. 

Endereço: Rua Eleonora Cintra, 863
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 5h à meia noite. Sábado, domingos e feriados das 5h às 20h.

Parque do Carmo

Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo
Foto: Shutterstock

Com 1,5 milhão de m², o Parque do Carmo é conhecido pela Festa das Cerejeiras, que comemora, anualmente, a florada da árvore japonesa. No restante do ano, é uma ótima opção de treino para os moradores da região leste de São Paulo. A pista, que circunda o parque, alterna entre o piso asfaltado e a terra batida. O caminho ainda conta com mata fechada em alguns trechos. 

Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 5h30 às 20h.

Correr com braços dobrados não influencia a sua corrida

Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê
Foto: Shutterstock

São vários percursos que você pode fazer nesta área de proteção ambiental localizada na várzea do Rio Tietê. A pista é majoritariamente de terra, mas com algumas partes asfaltadas. O trajeto mais longo tem um pouco mais de 5 km. Você deve prestar atenção apenas nas bicicletas ao longo do caminho, uma vez que não há ciclofaixas. 

Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h, inclusive aos feriados.

Onde correr em São Paulo – Zona Oeste

Parque Alfredo Volpi

Localizado no bairro Cidade Jardim, distrito do Morumbi, o parque possui uma área com incríveis 142.432 m². Antes chamado de Bosque do Morumbi, ele preserva uma área da Mata Atlântica e possui três lagos alimentados por uma nascente natural. Uma ótima opção para quem quer um contato maior com a natureza, mas não abre mão da infraestrutura. Possui playground, estacionamento, bebedouros, bicicletário, mesas, bancos, sanitários, aparelhos de ginástica, trilha natural (1.500 metros) e pistas de corrida (1.000 e 1.500 metros). 

Endereço: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 17h30. 

Elevado Presidente João Goulart (Minhocão)

Minhocão
Foto: Shutterstock

Em alguns horários específicos do dia, o conhecido minhocão, de aproximadamente 3 km, fecha. Fato que atrai inúmeros corredores e ciclistas, que podem desfrutar do percurso sem ter que desviar de carros e prestar atenção nos faróis. Você pode ter que dividir a via com cães e vendedores ambulantes. 

Endereço: Elevado Presidente João Goulart
Horário de funcionamento: Fechado para pedestres de segunda a sexta das 21h30 às 6h30. Aos sábados, a partir das 15h. E no domingo, o dia todo. 

Parque Villa Lobos

Parque Villa Lobos
Foto: Shutterstock

Fica no Alto de Pinheiros e é perto de uma estação de trem. Abrange uma área de 732 mil m² e inclui ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e bosque. Além de ser um clássico para os corredores. Tem três pistas de cooper asfaltadas com três distâncias diferentes (2,15 km; 1,7 km e 700 m). Conta ainda com muitos pontos de hidratação. 

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h30 às 19 horas. 

Parque Estadual da Água Branca (ou Fernando Costa)

Parque da Aclimação
Foto: Shutterstock

O percurso de 1,3 km da pista alterna percursos planos, subidas e descidas. Localizado na Barra Funda, possui 136.765.41 m² e uma academia gratuita e disponível para todos que tiverem cadastro. Com feira de alimentos orgânicos às terças, sábados e domingos. Curiosidade: conta com espaço para equitação.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 20h. 

5 dicas para você começar a pedalar hoje

Universidade de São Paulo (USP)

USP - São Paulo
Foto: Shutterstock

Se você perguntar por aí onde correr em São Paulo, este lugar com certeza vai aparecer nas respostas. Maior que o Ibirapuera, a USP talvez seja o lugar que mais atrai grupos e assessorias de corrida por oferecer diferentes percursos para diferentes condicionamentos. Uma alternativa para os iniciantes, por exemplo, é pista que margeia a raia olímpica. São quase 5 km de um trajeto plano e rodeado de capivaras, que estão sempre presentes. Os mais experientes podem correr em diversas vias dentro da universidade. Se preferir correr no asfalto para evitar as imperfeições da calçada, tome cuidado com os carros e ônibus. 

Endereço: Avenida Escola Politécnica, s/n°
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 5h à meia noite. Aos sábados das 5h às 14h.