Localizado em meio ao oceano Índico, o Arquipélago de Seychelles tem 115 ilhas espalhadas a leste da África. Ainda que as principais ilhas: Mahé, La Digue e Praslin chamem mais atenção dos turistas, outras também podem ser descobertas e visitadas, a Curieuse Island é uma delas.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Apesar de pequena em tamanho, a ilha possui riquíssima biodiversidade, com uma paisagem capaz de tirar o fôlego de quem a visita. Curieuse abriga espécies endêmicas que vão desde tartarugas gigantes e aves raras, até o maior coco do mundo: o coco de mer, símbolo seichelense. A partir dessa informação, já é possível compreender que a pequena ilha repleta de atrativos é um local para quem quer ter experiências únicas em meio a sua vasta natureza.
A própria ilha é uma atração natural que merece ser explorada pelos turistas, já que é também um Parque Marinho Nacional, justamente por reunir vasta diversidade de fauna e flora em todo o seu território. Além disso, o visitante tem à sua disposição uma série de atividades que incluem trilhas guiadas, observação de pássaros, churrascos, mergulhos, e diversas outras.
Uma opção é a Curieuse’s Nesting Sea Turtle Trail, uma trilha onde os visitantes podem testemunhar o ciclo de vida das tartarugas marinhas. A ilha, como um todo, é uma importante zona onde esse processo ocorre. Entretanto, esse é o caminho mais acessível ao público e fica a 45 minutos da principal praia onde as tartarugas põem seus ovos, a Grand Anse. É possível visitar essa praia, mas, como a trilha atravessa uma área sensível, em que o impacto humano poderia ser prejudicial ao ciclo reprodutivo das tartarugas, o acesso é limitado aos turistas e, portanto, a visita só pode ocorrer sob supervisão de um guia local.
Poder testemunhar filhotes de tartaruga que acabaram de vir ao mundo não é o único acontecimento inesperado e admirável para quem vem de fora. Ali, estão também as impressionantes tartarugas gigantes que vagueiam de um lado a outro da ilha. O parque é um santuário para a espécie centenária (cerca de 250 tartarugas habitam a ilha), mais uma das singularidades de Seychelles.
As Ilhas Seychelles têm uma grande preocupação com a preservação de sua biodiversidade, por isso há um constante cuidado com a forma como o turismo é desenvolvido, com ações governamentais e de entidades privadas voltadas à sustentabilidade local. Isso não é diferente em Curieuse Island, um dos berçários de espécies típicas do país.