A Abbott World Marathon Majors (WMM), série das maiores maratonas do mundo, anunciou nesta terça-feira (31) que os corredores que se qualificarem e participarem do Campeonato Mundial de Faixa Etária de 2024 na Maratona de Sydney receberão uma estrela provisória da WMM na corrida.
Isso não significa que a Maratona de Sydney já se tornará a tão aguardada sétima corrida da WMM (junto a Nova York, Boston, Berlim, Tóquio, Londres e Chicago), mas a prova é uma das três corridas envolvidas em um processo de qualificação de dois anos para possivelmente se juntar ao circuito principal em 2025.
+ Novos recordes na maratona: bem-vindos à era Pós-Kipchoge
+ Por que o tempo de descanso é fundamental na recuperação de uma maratona
Uma vez que a cidade escolhida para ser a “sétima estrela” nos World Marathon Majors não será anunciada até 2025, essa estrela provisória concedida em Sydney tem o objetivo de ser um reconhecimento temporário para os corredores que competirão na Austrália.
“O Campeonato Mundial de Faixa Etária é um programa em que nossa comunidade se sente fortemente envolvida e que já produziu recordes em várias categorias”, diz Dawna Stone, CEO da Abbott World Marathon Majors. “Isso demonstra o nível dos corredores participantes e o compromisso de nossos participantes com esse objetivo. Acreditamos que é justo que esse grupo especial, que já faz parte da família AbbottWMM, seja recompensado por se dedicar ao treinamento, viajar e competir em nosso evento principal.”
Os Campeonatos Mundiais de Faixa Etária da Abbott World Marathon Majors foram introduzidos em 2022 na Maratona de Londres, oferecendo à comunidade de corredores masters, ou seja, acima de 40 anos, a oportunidade de adicionar mais camada de competição aos seus objetivos, qualificando-se para competir pelo título de sua categoria etária ou um lugar no pódio.
Os Mundiais de Faixa Etária deste ano foram realizados em conjunto com a Maratona de Chicago em 8 de outubro. Cesar Lizano Cedeno, um corredor de 41 anos da Costa Rica, foi o campeão geral da categoria masculina com 2h24min05s, enquanto Mai Fujisawa, do Japão, foi a vencedora geral da categoria feminina com 2h41min43s.
Até o momento, não existe uma categoria não-binária nos Campeonatos Mundiais de Faixa Etária da WMM. Os organizadores afirmaram que não há corridas com categorias não-binárias com números suficientes para criar uma competição significativa e, portanto, a organização não pode oferecer uma opção de qualificação. Eles afirmaram que vão continuar avaliando a possibilidade de uma categoria não-binária anualmente.
A série de corridas WMM, das Maratonas Majors, foi organizada em 2006, com Boston, Nova York, Londres, Berlim e Chicago como as maratonas fundadoras do circuito, e a Maratona de Tóquio foi adicionada em 2013. A WMM introduziu a Medalha Seis Estrelas em 2016 para homenagear os corredores que completam todas as seis maratonas da série. Até a conclusão da Maratona de Nova York no último ano, houve um total de 8.143 finishers com seis estrelas de 104 países diferentes.
Os Estados Unidos têm o maior número de finishers com seis estrelas até 2022, com 1.544, seguidos pelo Reino Unido (771), Itália (453), Alemanha (439) e China (400).
Cidades candidatas ao grupo das Maratonas Majors
Além da Maratona de Sydney, as outras duas cidades na disputa pela tão esperada sétima corrida da WMM são a Maratona da Cidade do Cabo, na África do Sul, e a Maratona de Chengdu, na China. Danny Coyle, Diretor de Conteúdo da Abbott World Marathon Majors, disse que o mais cedo que uma das cidades candidatas poderia atender aos critérios e ser selecionada como uma corrida do World Marathon Major é em 2025.
A Abbott WMM está trabalhando com o parceiro estratégico Infront Sports & Media, uma subsidiária do Grupo Esportivo Wanda com sede em Pequim, para identificar maratonas candidatas com base nos mesmos critérios.
“O processo de candidatura envolve a experiência dos corredores, coisas como sinalização de percurso, postos de ajuda, até a qualidade dos campos de elite, tanto nas divisões para atletas com deficiência quanto nas divisões de elite abertas”, disse Coyle. “Sydney, Cidade do Cabo e Chengdu ainda estão no processo, e todas as três podem se tornar Abbott World Marathon Majors. Nossa missão aqui é criar e apoiar oportunidades para todos descobrirem o poder da maratona. Expandir para novos continentes e territórios nos ajuda a atingir esse objetivo.”
Como se qualificar para os mundias de Faixa Etária das Maratonas Majors em 2024
Existem várias maneiras de se qualificar para os Campeonatos Mundiais de Faixa Etária da Abbott World Marathon Majors. Primeiro, o termo “faixa etário” é fundamental; um atleta deve ter 40 anos ou mais para se qualificar para os campeonatos. Segundo, os corredores também devem atender ao tempo de qualificação automático em uma corrida qualificatória ou terminar em uma posição alta nas Classificações Mundiais de Faixa Etária. Os tempos de qualificação por faixa etária variam de 2h35 (masculino) e 3h05 (feminino) para o grupo de 40-44 anos a 4h40 (masculino) e 5h25 (feminino) para o grupo de 80 anos ou mais.
Atualmente, restam apenas cinco corridas em 2023 para se qualificar para os campeonatos de faixa etária de 2024, incluindo a Maratona Internacional da Califórnia em 3 de dezembro, a única corrida da América do Norte.
Outra opção alternativa é por meio da Maratona Global Virtual AbbotWMM de 2023, que oferece 200 convites. Os participantes do desafio virtual devem completar um teste de tempo de 42 km com um dispositivo ou aplicativo aprovado até o final de 5 de novembro, a data da Maratona da Cidade de Nova York deste ano. (Até 31 de outubro, há quase 1.000 resultados registrados, com os 10 melhores homens variando de 2h33 a 2h46 e as 10 melhores mulheres variando de 2h51 a 3h09.) Os 200 lugares no campeonato serão concedidos no final de dezembro aos corredores mais rápidos de todas as faixas etárias após a verificação dos resultados individuais.