Sueco quebra recorde olímpico e leva o ouro no 5000m da patinação em Pequim 2022

recorde olímpico
O sueco quebrou o recorde olímpico na patinação de velocidade e levou o ouro - Foto: reprodução youtube Abu Bakar Tv

A disputa dos 5000 metros da patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno 2022 foi eletrizante. Neste domingo (6), Nills van der Poel confirmou o favoritismo e levou o ouro, com direito à recorde olímpico.

+ Guia dos Jogos de Inverno: tudo sobre a patinação de velocinada em Pequim
+ Sabrina Cass não avança à final no moguls e se despede das Olimpíadas
+ Shaun White se aposenta das competições após Olimpíadas de Pequim

O sueco terminou a disputa com o tempo de 6min08s84, seguido de Patrick Roest, da Holanda, com 6min09s31. Por fim, o terceiro lugar do pódio foi do norueguês Hallgei Engebraaten que fez a prova em 6min09s88.

Com essa vitória, a Suécia conquistou seu primeiro título olímpico desde o bicampeonato de Tomas Gustafson em Sarajevo-1984 e Calgary-1988. Além disso, Nills van der Poel também já tinha o recorde mundial e agora complementa o marco com o recorde olímpico.

Duas quebras de recorde olímpico

Na verdade, foram duas quebras de recorde olímpico nesta prova que foi realizada no Oval Nacional de Patinação de Velocidade, apelidado de “Fita de Gelo”. O primeiro competir foi o respeitado atleta neerlandês, Sven Kramer. Apesar de estar em alto nível, seria difícil ele conseguir o tetracampeonato neste evento.

A seguir, no terceiro par que entrou na fita de gelo, o estreante olímpico norueguês, Hallgeir Ebgebraaten, de 22 anos, brilhou e fez 7s16 a menos que a lenda Kramer.

No quinto par, outro grande atleta holandês entrou no jogo: Patrick Roest. Prata nos 5000m dos mundiais de 2019 e 2021 e ouro na mesma distância nos campeonatos europeus em 2020 e 2022, ele fez história ao quebrar o recorde olímpico da prova. Patrick diminuiu em 0s45 o tempo do então recordista, Kramer, que durava desde fevereiro de 2018.

Os competidores seguintes não conseguiam superar os tempos dos primeiros colocados. Até que Nils van der Poel chegou para tornar a disputa ainda mais emocionante. O sueco começou morno, 2s atás de Roest faltando duas voltas para o fim. Nas últimas, entretanto, ele arrancou um ritmo impressionante e terminou com 6min08s84, ou seja, 0s47 a menos que o holandês, quebrando o recorde alcançado há pouco e levando pra casa a medalha de ouro.