STU: Giovanni Vianna e Luigi Cini brilham nas eliminatórias em São Paulo

Por Redação

Luigi Cini foi o líder da eliminatória do park masculino, anotando 83.00 logo em sua primeira volta. Foto: Julio Detefon / CBSk.

Dois nomes foram os grandes destaques da abertura da etapa paulista do STU, o circuito brasileiro de skate. Na última sexta-feira (22), Giovanni Vianna, na modalidade Street, e Luigi Cini, no Park, avançaram para as semifinais com as melhores notas.

No round eliminatório do Street, os skatistas foram divididos em cinco baterias, onde cada um tinha direito a duas voltas de 45 segundos, valendo a melhor delas para a pontuação final.

Apenas os 15 melhores se classificariam para a semifinal, e se juntariam a Kalani Konig, único já garantido nesta fase por ter sido campeão da última etapa, em Porto Alegre. No final do dia, Giovanni Vianna avançou como líder com nota 81,09.

Veja também
+ Ele subiu a mesma montanha durante 100 dias consecutivos
+ Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas
+ Ritual matinal de corrida: como se preparar para o desempenho máximo na prova

“Fiz tudo e tenho um pouquinho mais pra fazer, claro. E num calor de rachar, minhas perninhas já estavam até gritando. Mas estou muito feliz por ter acertado as duas voltas, diante da família e dos amigos, um gás a mais pra mim. A pista está ‘style’ demais”, disse Giovanni, natural de Santo André, em depoimento ao Portal Terra.

Giovanni Vianna arrepia no street. Foto: Julio Detefon / CBSk.

“Está difícil e, ao mesmo tempo, divertida. Tem obstáculos de tudo quanto é tamanho, então qualquer pessoa pode vir andar. Vai agregar muito para a nova geração praticar também. Quanto ao nível de competitividade, está fora do comum, todos podem ganhar, têm a mesma chance. Vem muito mais skate de qualidade nessa semifinal”, acrescentou o skatista.

Já no Park, são três voltas de 45 segundos ao invés de duas, mas apenas a melhor delas também vale como quesito de classificação. Assim, os mesmos 15 melhores nomes se garantiriam na semifinal, fase em que Sebastian Simonetto já estava confirmado pelo título na etapa gaúcha. O curitibano Luigi Cini foi quem mais se destacou, com a nota 83,00 logo na sua primeira volta.

“Essa pista é muito irada, tem bastante a ver com os parques modernos que a gente frequenta no Brasil e mundo afora. E gosto muito da galera de São Paulo, tenho vários amigos aqui, e isso com certeza fez a diferença para eu poder acertar o que eu queria. No primeiro dia, todo mundo faz uma volta mais tranquila, a tal volta de segurança para se garantir. E vai crescendo. Sabia que acertaria a primeira. Deu certo. Mas tenho muita coisa a melhorar para a semi. Estou feliz demais com o resultado e vamos pra cima porque amanhã tem mais”, vibrou Luigi.

A baixa do dia foi a queda de Gui Khury. Após uma manobra logo na sua primeira volta, ele caiu de mau jeito e fraturou o antebraço direito, sendo atendido prontamente e deixando a pista já com o local imobilizado.

Já as meninas entram em ambas as pistas apenas neste sábado (22). No Street, Rayssa Leal, Pâmela Rosa, a líder do ranking 2023 até aqui, Gabi Mazetto, e mais 14 skatistas disputam as oito vagas na final de domingo (23). Já no Park, um total de 17 nomes lutarão pelos mesmos oito lugares na final.

Destaque para a gaúcha Sofia Godoy, que está na liderança da categoria após as duas primeiras etapas. O STU National se encerra em novembro, com a etapa do Recife.

Programação STU SP

Sábado (23)

9h às 10h – Treino livre Paraskate Park

9h às 9h50 – Treino livre Street masculino

9h50 às 11h30 – Semifinal Street masculino (ao vivo TikTok STU)

10h às 11h20 – Treino livre Park feminino

11h20 às 13h – Semifinal Park feminino (ao vivo TikTok STU)

11h50 às 13h10 – Treino livre Street feminino

13h10 às 14h50 – Semifinal Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

13h30 às 14h50 – Treino livre Park masculino

14h50 às 16h30 – Semifinal Park masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

Domingo (24)

9h50 às 10h50 – Final Park feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

11h às 11h50 – Final Park masculino (ao vivo Esporte Espetacular, TV Globo)

14h às 14h50 – Final Street masculino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

15h às 15h50 – Final Street feminino (ao vivo SporTV e TikTok STU)

16h às 16h50 – Final Paraskate Park (ao vivo TikTok STU)

Fonte Portal Terra