Conheça o sistema que promete despoluir rios usando a corrente de água

despoluir rios
Foto: Divulgação / River Cleaning.

Cerca de 80% dos resíduos plásticos que chegam aos oceanos são provenientes de rios. Assim, empresas têm apostado em soluções para interceptar os detritos ainda no curso de rios – impedindo que os mesmos alcancem os mares e oceanos. É o caso do “River Cleaning System”, um pequeno sistema que promete despoluir rios.

Desenvolvido pela empresa italiana Mold, o dispositivo flutuante é capaz de limpar resíduos plásticos e oleosos dos rios usando somente o fluxo da água. Trata-se de uma solução de baixo custo, baixo impacto ambiental e também 100% escalável, segundo a companhia.

Leia mais

+ Poluição do ar está ligada a transtornos mentais, diz estudo

+ Conheça a nova trilha de 300 km que liga montanhas, rios e lagos na Suíça

+ Caiaque na Península do Maraú: roteiro pelas águas do Litoral Sul da Bahia

“É uma barreira inteligente e modular que intercepta resíduos plásticos e oleosos em todos os cursos d’água, com impacto zero de energia e sem repercussões na flora e fauna locais. A recuperação de resíduos nas vias navegáveis ​​permite prevenir a poluição marinha, proteger os ecossistemas e tornar a área mais resiliente aos efeitos das alterações climáticas”, garante a Mold.

A tecnologia sustentável já foi patenteada, premiada e recebeu a certificação de sustentabilidade Friend of the Sea por respeitar o bem estar das espécies aquáticas.

Como funciona

Ancorado ao leito no fundo do rio, o sistema consiste numa série de bóias que giram em eixos movidos pelo fluxo natural do rio. Flutuando em uma linha diagonal, os funis direcionam o lixo para um ponto de coleta na margem do rio – onde será coletado para reciclagem.

O sistema também permite a passagem de barcos (basta que o transporte passe em baixa velocidade) e é capaz de funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem impacto no ambiente ribeirinho. Outra vantagem é ser um sistema modular que pode se adaptar a qualquer curso de água.

O objetivo da empresa italiana é também incentivar a economia circular por meio da recuperação e reutilização dos resíduos coletados localmente. Para mais informações, acesse o site River Cleaning.

Fonte CicloVivo

-Publicidade-