Brasileiros estão preocupados com o impacto do isolamento na saúde mental, diz estudo

Por Redação

Foto: Shutterstock.

Os brasileiros estão mais preocupados do que nunca com sua saúde mental. Pelo menos é o que indica um estudo realizado pelo programa WW Brasil (antigo Vigilantes do Peso), entre os meses de maio e junho deste ano.

+ Setembro Amarelo: Como prevenir e cuidar da síndrome de burnout?
+ Atividade física pode reduzir risco de ansiedade em quase 60%
+ Caminhada e corrida ao ar livre são os exercícios mais praticados na pandemia

Dos entrevistados, 71% das pessoas acreditam que o cuidado mental é tão necessário quanto o cuidado do corpo. Além disso, 43% das pessoas entre 18 e 49 anos querem perder entre 5 e 10 kg.

Outro dado revelado é que 29% dos entrevistados declaram que sua saúde como um todo é mais importante que a perda de peso. O estudo foi realizado com pessoas entre 18 e 70 anos.

“A busca por uma vida saudável é um tema sempre em alta na vida dos brasileiros”, diz Matheus Motta, responsável pelo programa WW no Brasil.

“Um dos grandes tabus relacionados à vida saudável é que você precisa ser magro para ser saudável, o que nem sempre é verdade. Levar uma vida saudável é a junção de um sono de qualidade, saúde psicológica, exercícios físicos e alimentação balanceada. Quando balanceamos esses aspectos em nossas vidas, a manutenção do peso vem naturalmente”, afirma Matheus.

Além disso, 26% das pessoas acreditam que não conseguem gerar mudanças sem apoio de outra pessoa e 21% estão inclinadas a utilizar métodos como dietas da moda ou programas de emagrecimento.

Com o longo período de inatividade física e home office, na volta gradual às atividades em todo o país, duas grandes preocupações dos brasileiros são os quilos extras adquiridos e o impacto do isolamento na saúde mental.

“A pandemia foi a pior fase que eu enfrentei. Antes eu fazia exercícios e tentava manter uma alimentação saudável mas, com tudo isso, eu acabei ganhando peso, desenvolvi hipertensão e me sentia muito mal comigo. Escolhi entrar para o programa da WW e tem sido um processo maravilhoso”, relata Nadya Rollo, usuária do aplicativo da WW Brasil, que auxilia os usuários a encontrar uma alimentação balanceada.