Há diversas sementes que são ótimas para a nossa saúde, a semente de chia, por exemplo, é um superalimento com vários benefícios, melhorando a saúde e ajudando a prevenir doenças, isso porque ela é rica em fibras e vitaminas.
+ Está com insônia? Confira alguns chás calmantes para te ajudar a dormir
+ Dieta vegana: 5 impactos positivos para a saúde
+ Os 23 melhores shakes para emagrecer (com muita proteína!)
A chia possui composição de ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem da semente um ótimo complemento nutricional, natural e econômico. Aqui você vai conferir alguns dos principais benefícios da chia e como adicioná-la nos alimentos do dia a dia.
Ajuda no controle de doenças
Por ter um alto conteúdo de fibras, a semente de chia consegue ajudar no controle de algumas doenças, como o aumento rápido da glicemia, controlando a diabetes tipo 1 e 2, reduz o risco de doenças cardiovasculares, regula o colesterol e ainda fortalece os ossos.
Melhora a saúde intestinal
As fibras ainda ajudam no aumento dos movimentos intestinais, evitando prisão de ventre. Mas para que a semente consiga entregar esse efeito, é necessário consumi-las devidamente hidratadas, caso contrário as sementes podem acabar prejudicando a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo.
Auxilia na diminuição de peso
Para quem está precisando perder peso, a chia pode ser uma excelente aliada nesse processo, isso porque ela absorve uma grande quantidade de água, formando um gel que ocupa algum espaço no estômago, reduzindo o apetite.
Uma dica de de café da manhã
- Iogurte natural;
- 1 colher de sopa de chia;
- 1 colher de aveia;
- Frutas que preferir;
- 1 colher de chá de mel.
A mistura deve ser preparada durante a noite, para que ela possa ficar durante esse período dentro da geladeira, para que possa ser consumida no café da manhã.
Como consumir a semente no dia a dia
Além dessa receitinha básica e super fácil para o café da manhã, você pode adicionar a semente em saladas, arroz, receitas de bolos, biscoitos, panquecas, iogurtes e em diversas outras comidas da sua rotina.