São 28 anos de jornada na corrida e 148 mil quilômetros percorridos em todos os continentes, desde o lugar mais frio do planeta, a Antártida, ao lugar mais quente, o deserto do Saara, passando pelo mais úmido, na Mongólia, e o mais seco no Atacama. Além do Nepal, vulcões do Equador, savanas da Ilha de Madagascar, florestas do Sri Lanka e a nossa imponente floresta Amazônica.
+ Semana da Consciência Negra: Quem somos nós na vida ao ar livre?
+ Aretha Duarte quer mais mulheres negras no topo
+ Aventureiros negros que estão nos inspirando e que você precisa conhecer
Minha motivação? Eu comecei a brincar em uma rua sem saída em São Bernardo do Campo (SP), onde era inimaginável e socialmente impeditivo sonhar com grandes desafios. Mas eu ousei sonhar e decidi ser protagonista da minha história mesmo tendo a consciência do caos que o mundo me oferecia.
Minha mensagem é para que leve na sua mochila o respeito, o entusiasmo, o acolhimento e o amor. Use o seu sorriso como um passaporte para vencer o caos e as avalanches que a vida te oferece. Acredite em cada passo, tenha humildade e reconheça a força propulsora do seu sonho, sendo protagonista da sua história.
* Carlos Dias (@carlosdiasultra) somou forças com o coletivo Negritude Outdoor (@negritudeoutdoor) quando realizou uma prova de 12 horas de corrida ininterrupta em prol da comunidade da Brasilândia (SP). Carlos Dias é ultramaratonista, palestrante e único latino americano eleito um dos Super Humanos de Stan Lee, prêmio que destaca os feitos de heroísmo e altruísmo de pessoas comuns. Carlos acabou de voltar da Namib Race 2021 (@racingtheplanet), uma prova extrema de aventura realizada nos desertos da Namíbia, e corre representando e trazendo visibilidade para várias causas sociais.
Este post integra uma série especial comandada pelo Negritude Outdoor na Semana da Consciência Negra, onde apresentamos pessoas do coletivo nas plataformas da Go Outside. Estendemos o convite a toda a comunidade outdoor para refletir e agir com a gente: O que podemos fazer para entendermos uns aos outros e caminharmos juntos?