Seleção brasileira de escalada inicia preparação com técnico campeão olímpico

Por Redação

Seleção brasileira escalada
Felipe Ho, Anja Köhler, Bianca Castro e o técnico brasileiro Arthur Gáspari ao lado de Roman Krajnik, técnico da campeã olímpica, Janja Garnbret. Foto: Divulgação / ABEE.

A preparação da seleção brasileira de escalada esportiva para os eventos internacionais de 2023 começou a todo vapor.

No último final de semana (11 e 12), parte da equipe iniciou um treinamento especial com o esloveno Roman Krajnik, técnico da campeã olímpica, Janja Garnbret.

Veja também 
+ Esses alimentos podem acelerar a recuperação pós-treino
+ Felipe Ho: expandindo os horizontes da escalada
+ Caminho das pedras: um guia completo para você começar na escalada

Participam do intercâmbio os atletas Felipe Ho, Anja Köhler e Bianca Castro. Os três integram o time brasileiro na primeira etapa da Copa do Mundo, no final de abril.

O ano de 2023 também será importante para os escaladores, já que marca a estreia da modalidade nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, onde serão disputadas as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A seleção brasileira já havia feito um training camp intensivo com Roman no início de 2022. Desta vez, será um mês de treinamento nos principais ginásios da capital eslovena, Lubliana.

Primeiro desafio

A etapa que abre o circuito da Copa do Mundo de Escalada este ano será em Hachioji, no Japão.

As disputas serão na modalidade Boulder. Estão escalados para representar o Brasil no evento Anja Köhler e Bianca Castro, no feminino, e Felipe Ho e Rodrigo Hanada, no masculino.

Anja, atleta com dupla nacionalidade, brasileira e suíça, fará a sua estreia representando o País.

A equipe compete buscando valiosos pontos para o ranking mundial de Boulder+Guiada, que será utilizado para selecionar os atletas para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Felipe Ho é atualmente o melhor atleta sul americano no ranking, na 85ª colocação, enquanto Rodrigo Hanada ocupa a 105ª colocação. No feminino, Bianca Castro ocupa a 83ª colocação no ranking e Anja Köhler ainda não pontuou pelo Brasil.

Depois do Japão a equipe viaja para a Coreia do Sul, para participar da segunda etapa, também no Boulder. A expectativa é que o time consiga pontuar nestes dois eventos, subindo um pouco mais no ranking mundial.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo