O Rio de Janeiro integra o ranking das melhores cidades do mundo em 2022 feito pela revista Time Out, conhecida por produzir classificações anuais de lugares ao redor do mundo. São Paulo já tinha entrado para a lista em 2021 e, neste ano, a cidade ficou em 37º lugar, enquanto o Rio ficou alguns lugares abaixo, em 48º.
+ São Paulo tem uma das 10 ruas mais legais do mundo
+ Asa delta no RJ é 3ª melhor experiência do mundo; veja mais prêmios brasileiros no Tripadvisor
+ Estas são as cidades com melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal
O guia do 2022 World’s Best Cities Index, que numerou Edimburgo, capital da Escócia, como a melhor cidade do planeta, foi feito a partir de uma pesquisa com 20.000 participantes globais.
Além da opinião dos participantes, a revista contou com a experiência da rede global da Time Out de editores locais e especialistas em cidades para eleger as 53 melhores cidades do mundo.
Nos últimos dois anos, entretanto, a lista se concentrou em como os lugares se uniram durante a pandemia e tornaram a vida (quase) tolerável durante o lockdown. Agora, com o mundo se abrindo novamente, fatores como: vida noturna próspera, comida e bebida incríveis, arte, cultura e museus em abundância tiveram um peso maior.
Segundo a Time Out, os lugares escolhidos também não são excessivamente caros ou superestimados e também pontuam bem em coisas práticas, como caminhabilidade, bom transporte público e segurança, além de sustentabilidade.
São Paulo, mais uma vez, entre as melhores cidades do mundo
São Paulo ocupou o 37º lugar da lista de 2022 (seis lugares abaixo do que em 2021) e motivos não faltam para a presença da cidade brasileira no ranking. Segundo a revista, existe noitada para todo tipo de gente por lá e a gastronomia é uma das melhores da América do Sul, já que décadas de imigração teceram tradições culinárias da Itália, do Japão e de outros lugares na metrópole paulista.
Além disso, outro ponto foi diferencial para eleger a cidade. “A comunidade LGBTQ+ de São Paulo está maior e mais ousada do que nunca: estima-se que quatro milhões compareceram à parada do orgulho da cidade em junho deste ano, tornando-a a maior do mundo”, escreveu.
Com relação aos números, a revista pontuou que 95% dos paulistanos disseram que a comida e a bebida de sua cidade estão no ponto, com 86% também elogiando sua vida noturna.
Rio de Janeiro entra para o ranking em 2022
O Rio de Janeiro ocupou o 48º lugar da lista. A revista considerou a relevância do lugar pelos recursos naturais impressionantes, “com picos rochosos que se erguem sobre florestas repletas de vida selvagem, lagoas e praias douradas”.
Além disso, segundo a Time Out, os inúmeros bares, festas de rua e clubes de samba também foram fatores determinantes na inclusão da cidade à lista. “Durante os dias de restrições da pandemia, o Rio colocou seu espírito de festa em espera, mas agora voltou com força total. E no tempo de inatividade, muitos dos quiosques à beira-mar e bares se atualizaram, oferecendo melhor comida, bebida e música”, escreveu o veículo.
Com relação aos números, a revista pontuou que o Rio é a terceira melhor cidade do mundo para encontros. 66% dos cidadãos disseram que é fácil conseguir um encontro por lá, enquanto 74% disseram que sua cidade natal era linda e 70% disseram ter acesso fácil ao espaço verde.
A melhor cidade do mundo
A cidade de Edimburgo, a capital da Escócia, foi considerada a melhor cidade do mundo em 2022. A Time Out creditou a liderança da cidade principalmente pela facilidade de explorar a pé uma infinidade de riqueza arquitetônica e turística, bem como como bares e restaurantes icônicos. “Esta é uma cidade cheia de calor que incentiva a auto-expressão em todas as comunidades por meio de sua arte, cultura e vida noturna”, escreveu a publicação.
Segundo a Time Out, vale a pena visitar Edimburgo agora porque alguns novos lugares incríveis abriram, incluindo o conhecido restaurante asiático de Glasgow Ka Pao, o café de chocolate Stockbridge Ocelot e o bistrô de Leith Cocorico. A cidade também está prestes a receber a primeira ‘destilaria vertical’ da Escócia, a Destilaria Port of Leith, à beira-mar.
Confira o ranking das 53 melhores cidades do mundo em 2022 feito pela revista Time Out:
- Edimburgo
- Chicago
- Medellín
- Glagow
- Amsterdã
- Praga
- Marrakech
- Berlim
- Montreal
- Copenhague
- Cidade do Cabo
- Madri
- Manchester
- Mumbai
- Melbourne
- Taipé
- Londres
- Porto
- Lyon
- Nova York
- Buenos Aires
- Birmingham
- Estocolmo
- Tóquio
- São Francisco
- Deli
- Toronto
- Lisboa
- Boston
- Cidade do México
- Tel Aviv
- Paris
- Kuala Lumpur
- Manila
- Atenas
- Dublin
- São Paulo
- Miami
- Barcelona
- Dubai
- Roma
- Los Angeles
- Accra
- Cingapura
- Abu Dabi
- Sidney
- Auckland
- Rio de Janeiro
- Joanesburgo
- Istambul
- Bangkok
- Hong Kong
- Doha