São Paulo e Rio de Janeiro estão em ranking de melhores cidades do mundo em 2022

Por Redação

Foto: shutterstock

O Rio de Janeiro integra o ranking das melhores cidades do mundo em 2022 feito pela revista Time Out, conhecida por produzir classificações anuais de lugares ao redor do mundo. São Paulo já tinha entrado para a lista em 2021 e, neste ano, a cidade ficou em 37º lugar, enquanto o Rio ficou alguns lugares abaixo, em 48º.

+ São Paulo tem uma das 10 ruas mais legais do mundo
+ Asa delta no RJ é 3ª melhor experiência do mundo; veja mais prêmios brasileiros no Tripadvisor
+ Estas são as cidades com melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O guia do 2022 World’s Best Cities Index, que numerou Edimburgo, capital da Escócia, como a melhor cidade do planeta, foi feito a partir de uma pesquisa com 20.000 participantes globais.

Além da opinião dos participantes, a revista contou com a experiência da rede global da Time Out de editores locais e especialistas em cidades para eleger as 53 melhores cidades do mundo.

Nos últimos dois anos, entretanto, a lista se concentrou em como os lugares se uniram durante a pandemia e tornaram a vida (quase) tolerável durante o lockdown. Agora, com o mundo se abrindo novamente, fatores como: vida noturna próspera, comida e bebida incríveis, arte, cultura e museus em abundância tiveram um peso maior.

Segundo a Time Out, os lugares escolhidos também não são excessivamente caros ou superestimados e também pontuam bem em coisas práticas, como caminhabilidade, bom transporte público e segurança, além de sustentabilidade.

São Paulo, mais uma vez, entre as melhores cidades do mundo

São Paulo ocupou o 37º lugar da lista de 2022 (seis lugares abaixo do que em 2021) e motivos não faltam para a presença da cidade brasileira no ranking. Segundo a revista, existe noitada para todo tipo de gente por lá e a gastronomia é uma das melhores da América do Sul, já que décadas de imigração teceram tradições culinárias da Itália, do Japão e de outros lugares na metrópole paulista.

Além disso, outro ponto foi diferencial para eleger a cidade. “A comunidade LGBTQ+ de São Paulo está maior e mais ousada do que nunca: estima-se que quatro milhões compareceram à parada do orgulho da cidade em junho deste ano, tornando-a a maior do mundo”, escreveu.

Com relação aos números, a revista pontuou que 95% dos paulistanos disseram que a comida e a bebida de sua cidade estão no ponto, com 86% também elogiando sua vida noturna.

lugares ao ar livre São Paulo
Foto: domínio público, RAW PIXEL

Rio de Janeiro entra para o ranking em 2022

O Rio de Janeiro ocupou o 48º lugar da lista. A revista considerou a relevância do lugar pelos recursos naturais impressionantes, “com picos rochosos que se erguem sobre florestas repletas de vida selvagem, lagoas e praias douradas”.

Além disso, segundo a Time Out, os inúmeros bares, festas de rua e clubes de samba também foram fatores determinantes na inclusão da cidade à lista. “Durante os dias de restrições da pandemia, o Rio colocou seu espírito de festa em espera, mas agora voltou com força total. E no tempo de inatividade, muitos dos quiosques à beira-mar e bares se atualizaram, oferecendo melhor comida, bebida e música”, escreveu o veículo.

Com relação aos números, a revista pontuou que o Rio é a terceira melhor cidade do mundo para encontros. 66% dos cidadãos disseram que é fácil conseguir um encontro por lá, enquanto 74% disseram que sua cidade natal era linda e 70% disseram ter acesso fácil ao espaço verde.

Rio de Janeiro quer se tornar um polo para nômades digitais
Foto: Rawpixel

A melhor cidade do mundo

A cidade de Edimburgo, a capital da Escócia, foi considerada a melhor cidade do mundo em 2022. A Time Out creditou a liderança da cidade principalmente pela facilidade de explorar a pé uma infinidade de riqueza arquitetônica e turística, bem como como bares e restaurantes icônicos. “Esta é uma cidade cheia de calor que incentiva a auto-expressão em todas as comunidades por meio de sua arte, cultura e vida noturna”, escreveu a publicação.

Segundo a Time Out, vale a pena visitar Edimburgo agora porque alguns novos lugares incríveis abriram, incluindo o conhecido restaurante asiático de Glasgow  Ka Pao, o café de chocolate Stockbridge  Ocelot  e o bistrô de Leith Cocorico. A cidade também está prestes a receber a primeira ‘destilaria vertical’ da Escócia, a Destilaria Port of Leith, à beira-mar.

Foto: shutterstock

Confira o ranking das 53 melhores cidades do mundo em 2022 feito pela revista Time Out:

  1. Edimburgo
  2. Chicago
  3. Medellín
  4. Glagow
  5. Amsterdã
  6. Praga
  7. Marrakech
  8. Berlim
  9. Montreal
  10. Copenhague
  11. Cidade do Cabo
  12. Madri
  13. Manchester
  14. Mumbai
  15. Melbourne
  16. Taipé
  17. Londres
  18. Porto
  19. Lyon
  20. Nova York
  21. Buenos Aires
  22. Birmingham
  23. Estocolmo
  24. Tóquio
  25. São Francisco
  26. Deli
  27. Toronto
  28. Lisboa
  29. Boston
  30. Cidade do México
  31. Tel Aviv
  32. Paris
  33. Kuala Lumpur
  34. Manila
  35. Atenas
  36. Dublin
  37. São Paulo
  38. Miami
  39. Barcelona
  40. Dubai
  41. Roma
  42. Los Angeles
  43. Accra
  44. Cingapura
  45. Abu Dabi
  46. Sidney
  47. Auckland
  48. Rio de Janeiro
  49. Joanesburgo
  50. Istambul
  51. Bangkok
  52. Hong Kong
  53. Doha