O papel alumínio é um item muito usado na cozinha, mas existem muitas preocupações sobre seu potencial de infundir metais “perigosos” na comida. Afinal, cozinhar com papel alumínio faz realmente mal?
Antes de banir o material da sua cozinha, aqui está o que você precisa saber.
+ Comer carne faz mal à saúde?
+ Quanto comer embutidos realmente faz mal?
O alumínio está em toda parte – não apenas no papel
Embora muitas pessoas apontem para o papel alumínio como um perigo doméstico, esse equívoco popular ignora um detalhe importante. Não é necessariamente o papel que está causando problemas de saúde. Em vez disso, o problema pode ser o alumínio em geral.
Como aponta um artigo de 2017, o alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre. Na verdade, ocorre naturalmente no meio ambiente, o que significa que está presente nos alimentos, na sujeira e na água potável. O alumínio também é usado em embalagens de alimentos, assadeiras, produtos cosméticos e até medicamentos como antiácidos. Está literalmente em todo lugar.
Mas o alumínio é perigoso? Bem, os perigos potenciais do alumínio foram estudados por anos. E há algumas evidências de que o alumínio pode estar relacionado a perigos potenciais à saúde. Uma pesquisa sugeriu que pode haver uma conexão entre a exposição ao alumínio e a doença de Alzheimer, já que níveis elevados do elemento foram observados no cérebro de indivíduos com a doença. Mas a pesquisa ainda é bastante confusa, e a ideia de que o alumínio pode levar a certos tipos de câncer ainda não foi comprovada.
E há uma descoberta importante nesta pesquisa: geralmente, o alumínio só se torna perigoso em níveis muito altos.
+ Café demais faz mal, mas quanto é café demais?
Quanto de alumínio o corpo humano suporta?
Embora seja inteligente tentar minimizar a quantidade de alumínio que você está consumindo, você realmente não pode evitar esse metal. É quase impossível eliminá-lo completamente de sua dieta e estilo de vida.
Portanto, é melhor observar quanto alumínio você pode consumir no geral. E você pode ser exposto (ou consumir) bastante alumínio sem se preocupar.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, níveis de alumínio abaixo de 2 mg por 1 kg de peso corporal por semana provavelmente não levarão a problemas de saúde.
E, mais importante, mesmo que você esteja ingerindo alumínio de várias fontes, provavelmente não está ingerindo o suficiente para representar um risco à saúde. Apenas cerca de 0,1% do alumínio ingerido é realmente absorvido pelo trato gastrointestinal e se torna biodisponível.
Com quanto alumínio o papel realmente contribui para os alimentos?
Alguns estudos científicos mostraram que o alumínio presente em itens de cozinha comuns, como utensílios de cozinha, recipientes e papel alumínio, pode potencialmente lixiviar o metal em sua comida. A chave é entender quanto – ou, na verdade, quão pouco – alumínio você obtém quando usa papel alumínio.
A quantidade de alumínio que entra na comida quando você usa papel alumínio pode variar. Mesmo as descobertas de estudos de pesquisa mostram resultados variados, com alguns sugerindo que a folha pode aumentar o teor de alumínio nos alimentos em algo entre 89 e 378%.
Mas mesmo esses números não devem ser preocupantes, já que o alumínio só se torna problemático quando adicionado à ingestão geral de alumínio. Há evidências de avaliações de pesquisas e da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos que sugerem que o consumo geral de alumínio é menor do que a maioria das pessoas pensa – o que significa que, mesmo que você obtenha um pouco do metal do papel, isso não deve colocar você ou sua saúde em risco.
E, o mais importante de tudo, pesquisas mais recentes sugerem que não há evidências fortes para vincular o uso de papel alumínio a um risco aumentado de qualquer doença.
+ Chá verde faz mal? Veja cuidados para ter com a bebida
Cozinhar com papel alumínio faz mal?
Em geral, o papel alumínio é seguro de usar. Você só deve se preocupar se estiver consumindo muito do metal no geral. E se você está preocupado com a ingestão de alumínio, converse com seu médico. Eles podem realizar exames de sangue e outros exames de diagnóstico para identificar seus verdadeiros níveis de alumínio.
Ainda não está convencido que cozinhar com papel alumínio não faz mal? Você sempre pode puxar para o lado da segurança para sua própria paz de espírito. Uma pesquisa, incluindo uma revisão de 2001 e uma avaliação de risco de 2012, identificou alguns fatores-chave que podem aumentar a quantidade de alumínio que pode penetrar em sua comida:
- Cozinhar em altas temperaturas;
- Usar papel alumínio ao cozinhar alimentos altamente ácidos, como tomates ou limões;
- Cozinhar com utensílios de alumínio e usar pratos ou assadeiras de alumínio;
- Usando papel alumínio em quantidades menores;
É provável que você esteja consumindo consideravelmente menos alumínio do que pensa. E isso significa que você provavelmente pode usar papel alumínio em qualquer capacidade em sua cozinha ou em sua grelha.