A nadadora russa Yekaterina Nekrasova conquistou um novo recorde mundial para o mais longo mergulho sob o gelo. O feito aconteceu no Lago Baikal, o lago mais antigo e profundo do mundo, na Sibéria

Yekaterina Nekrasova, 40, usava apenas um maiô quando mergulhou no Lago Baikal e nadou uma distância de cerca de 85 metros sob o gelo sem voltar à superfície para respirar por 1,5 minuto.

Leia Mais: Britânico nada sob camada de gelo da Antártida por causa das mudanças climáticas
Natação em água fria pode retardar a demência, sugere pesquisa

A nadadora bateu o recorde mundial anterior de 70 metros, estabelecido pelo nadador sul-africano Amber Fillary na Noruega em 2020.

Um vídeo mostrou equipes de apoio cortando o gelo de 25 centímetros de espessura em intervalos regulares no caso de Yekaterina precisar abortar a natação.

Veja o vídeo:

“Oitenta e cinco metros! Um recorde mundial!” uma voz pode ser ouvida enquanto a nadadora fazia  um sinal de “OK” após emergir no ar frio de -22 C.

De acordo com a mídia estatal russa, Yekaterina havia realizado o feito em uma competição anual de natação de Natal Ortodoxa no Lago Baikal na semana passada.

Leia Mais: Nadador olímpico adoece ao tentar nadar 200 km em canal na Holanda
Este hotel de luxo pensa que a água fria vai te curar

Ela não informou se o Livro dos Recordes da Rússia ou o Guinness World Records estavam disponíveis para documentar sua conquista.

A nadadora russa planeja superar 100 metros sobe o gelo ainda este ano. O mergulho pode ocorrer em março também no Lago Baikal. “O Grande Lago dá força aos atletas, transfere seu poder”, disse o chefe da filial regional da Federação Russa de Natação de Inverno, Andrei Bugai.