Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba

Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
Largada de MTB. Foto: Marcelo Maragni.

A segunda etapa do Rocky Mountain Games, na Pedra Grande, em Atibaia, terminou em alto astral e grande estilo no último domingo (21), após dois dias de esporte, cultura e diversão, com a presença de mais de 3 mil pessoas, entre atletas, amigos e familiares. Para a cidade, fica um gostinho de quero mais e a expectativa para 2024. Enquanto isso, o maior festival de esportes outdoor e cultura de montanha do Brasil se prepara para o encerramento do circuito 2023, em Juquitiba, dia 26 de agosto.

+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada

+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres

+ Como escolher as melhores ondas?

Para o idealizador do festival e fundador da Rocky Mountain Sports Content, Caco Alzugaray, a etapa em Atibaia foi, até o momento, a mais especial do circuito.

“Cada etapa do Rocky Mountain Games tem suas características e são diferentemente especiais, mas sempre que concluímos uma etapa, achamos que ela foi a mais especial. E com Atibaia 2023 não foi diferente: O caloroso acolhimento da cidade, a arena com a vista mais linda – a da apoteótica Pedra Grande -, percursos incríveis e acho que a melhor oferta gastronômica na arena, fizeram esta edição ser inesquecível!”, comenta ele. “Estamos muito contentes com os feedbacks de todos os atletas e do público em geral e já muito animados e ansiosos para Atibaia 2024”.

Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
Hike & Fly na Pedra Grande, em Atibaia. Foto: Marcelo Maragni.

E quem estava presente pode confirmar que esta etapa em Atibaia foi realmente especial. No ano passado, a modalidade de “Hike & Fly” acabou não conseguindo fazer o voo, por conta do tempo, já esse ano, o céu azul da cidade virou um verdadeiro espetáculo com os parapentes coloridos sobrevoando a região.

“Atibaia é uma etapa com astral especial, única, pois envolve toda a cidade, com público na arena até o final da tarde. Este ano rolou um vento legal e tivemos o Hike & Fly, esporte símbolo da cidade e da Pedra Grande. Os parapentes no ar e especialmente no pouso proporcionaram momentos mágicos. Foi tudo maravilhoso e que venha Juquitiba”, comentou Andrea Estevam, diretora executiva da Rocky Mountain Sports Content.

Competições

Os bikers chegaram cedo à Arena Rocky Mountain Games. As largadas começaram às 7h e o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Carlos Arroyo, campeão dos 25k do Mountain Bike, com o tempo de 1h10min, e elogiou a estrutura e percurso. “Tudo sensacional, o Bike Park foi show de bola. Estão todos de parabéns”. Ana Paula Barsotti, com 1h35min, foi a mais veloz entre as mulheres.

Pentacampeã brasileira de triathlon, Sabrina Gobbo se destaca também em provas de montanha. E deu mais uma mostra ao vencer os 50km de Mountain Bike na Pedra Grande, repetindo o feito do ano passado, nas etapas de Campos do Jordão e Juquitiba do Rocky Mountain Games. Sabrina fechou o percurso em 3h03min. Entre os homens, o título ficou com Wagner Quirino, com o tempo de 2h22min. “Foi minha primeira vez em Atibaia. O percurso é mais na base do estradão e muito bonito. E o percurso dá uma enganada. Parece que você vai chegar na arena e aí sobe de novo. Achei muito legal essa última trilha. Gostei. Tudo isso além do clima acolhedor e estrutura do evento”, disse Sabrina.

Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
Atleta Maikon de monociclo disputando o MTB. Foto: Therson Mehl

No Gravel, Eduardo Salviano, com 1h58min, e Victoria Sá, com 2h42min, foram os campeões da modalidade de bike híbrida, que mescla percursos de trilha e asfalto. Vicky, que pratica a modalidade desde 2014, comemorou mais que o título. “Tenho quase uma década de Gravel e é muito bacana ver como está crescendo. É muito legal encontrar rotas pensadas para o Gravel, pois, no começo, era tudo meio que adaptado do Mountain Bike. Foi meu primeiro Rocky Mountain Games e adorei. Encarei uma prova dura, com bastante subida, na qual tive que fazer muita força. E foi um percurso equilibrado, com um mix bom de rotas técnicas e fluidas, além de lindo”, disse a biker.
Disputa no Uphill

Na única prova de corrida do encerramento do Rocky Mountain Games, Douglas Gouvea e Ayslan Miragaia protagonizaram uma disputa acirrada, repetindo o duelo e o resultado do ano passado. Após 32min10 de subida, Gouvea chegou em primeiro, seguido por Ayslan, que fez 34min10.087. A dupla começa a criar uma saudável rivalidade. Na abertura do circuito, em Campos do Jordão, Aylasn foi o mais rápido, com tempo de 21min33, com Douglas logo atrás: 22min09. Na categoria feminina, o domínio foi de Mika Piccin, que “escalou” a montanha correndo para 42min36.

Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
Trail Run. Foto: Marcelo Maragni.

No Desafio do Rocky Man e Rocky Woman, Lourenço Nunes Gomes e Lorrany Tolentino foram os mais regulares e somaram mais pontos nas provas de Trail run 21 km, Mountain bike 50 km e Uphill. Com isso, levantaram o troféu de campeões na etapa da Pedra Grande.

Os resultados completos de Atibaia podem ser consultados aqui.

Diversão e Cultura

A programação cultural do Rocky Mountain Games é um capítulo à parte, com shows – em Atibaia foram as bandas de rock Pulse e de reggae Floral de Jah – e sessão de cinema ao ar livre, com documentários sobre vida ao ar livre e esportes outdoor. Além disso, a arena montada na Pista de Pouso Voo Livre da Pedra Grande contou com espaço para alimentação, com food trucks, ativações, bungee trampolim, arremesso de machado, slackline e o acampamento Go Outside, para crianças e adolescentes.

Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
Acampamento Go Outside. Foto: Gabriel Papp.

Esquenta para o Rocky Mountain Games em Juquitiba

A terceira etapa do circuito 2023 será no Fazendão RMG, área privada cercada de muita Mata Atlântica, às margens da represa Cachoeira do França, abastecida pelo rio Juquiá. A cidade de Juquitiba, na beira da Rodovia Régis Bittencourt, é a porta de entrada deste paraíso preservado a 70km de São Paulo.

“Para a etapa de Juquitiba, como os atletas que foram no ano passado já sabem, todos podem esperar o terreno mais bonito e mais desafiador. Os trajetos de todas as modalidades e distâncias são compostos de 70 a 85% de trilhas, com provas mais técnicas e com mais “balanços” (subidas e descidas rapidamente alternadas), logo com muitas retomadas de subida, o que torna tudo desafiador e demandante. Para quem gosta de fazer força, Juquitiba é a etapa. E pra quem curte correr e/ou pedalar em lindas trilhas na Mata Atlântica, também!”, conclui Alzugaray.

Rocky Mountain Games recebe 3 mil pessoas em Atibaia, e faz um grande esquenta para a etapa de Juquitiba
Arena no fim de tarde em Atibaia. Foto: Marcelo Maragni.

A última etapa do circuito de 2023 acontece dia 26 de agosto, com as modalidades de Trail run, Mountain Bike, Gravel e Canicross, além de contemplar todos que forem ao festival com muita música, gastronomia, atividades para crianças e muito mais.

O Circuito Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, com patrocínio da FIT-UFC e apoio de Joga Junto, Mynd Sports Wear e cerveja Patagonia.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo