Rocky Mountain Games: 6 dicas de nutrição esportiva para você mandar bem no duathlon

Por Redação

Trabalhe a sua estratégia nutricional para o duatlhon do Rocky Mountain Games Juquitiba - Foto: Ricardo Leizer / Rocky Mountain

O duathlon é a grande novidade da terceira e última etapa do Banco Master Rocky Mountain Games 2022. Com 25 km de Mountain Bike, seguido por 10 km de corrida, a prova acontecerá no dia 26 de novembro, no Fazendão RMG, uma área privada imersa na Mata Atlântica, que fica em Juquitiba, cidade localizada a apenas 95 km da capital paulista.

Veja também
+ 7 motivos para você não perder a etapa do Rocky Mountain Games em Juquitiba
+ Rocky Mountain Games: diversão para toda a família
+ 6 dicas para você acordar cedo e pedalar

A prova inédita começa com a bike. A largada será simultânea ao Mountain Bike. Ao finalizar o percurso de pedal, o atleta passará por uma área de transição, onde deixará a bicicleta e encontrará seu equipamento de corrida para seguir em frente na disputa. A classificação será feita com a somatória de tempo do MTB 25 km + transição + 10 km de corrida de montanha.

Festivais como esse reúnem atletas amadores de todos os níveis. Pensando em ajudar e em incentivar mais pessoas a encarar o duathlon, conversamos com a nutricionista esportiva e embaixadora do Rocky Mountain Games, Juliana Maciel. A profissional elencou importantes dicas de nutrição esportiva que podem fazer a diferença no desempenho e na recuperação muscular dessa prova específica.

“O duathlon vai ser mais curto, mas as provas podem enganar um pouquinho, no sentido da galera só ver que a altimetria não vai ser grande e, por isso, pensar que vai ser rápido. Não vai, porque é trilha”, alerta a nutricionista que também levou o título de Rocky Woman após encarar o desafio de 23km de trail run, 50km de MTB e 5km de uphill, na última etapa do Rocky Mountain Games em Campos Jordão. “As trilhas fazem com que a pessoa desacelere e tenha mais tempo em movimento durante a prova. Então a pessoa tem que pensar na estratégia nutricional como uma prova de longa duração”, finaliza ela.

duathlon será a novidade do Rocky Mountain Games Juquitiba
Vista aérea do RMG Juquitiba: fazenda particular será aberta para um evento competitivo pela primeira vez. Foto: Divulgação.

6 dicas de nutrição para mandar bem no duatlhon do Rocky Mountain Games:

Hidrata-se e inclua carboidratos nos treinos

Durante o treino é fundamental pensar na hidratação. “Hidratação inclui água e eletrólitos para repor o sódio”, explica a nutricionista.

Nessa mesma linha de raciocínio, Juliana reitera a importância de dois pontos fundamentais para um melhor desempenho nos treinos e, consequentemente, na prova. “Em questão de nutrição esportiva, os dois maiores marcadores de performance são o carboidrato e o sódio”, revela a profissional.

Segundo ela, o atleta pode fazer a reposição do carboidrato via suplemento, como por exemplo, com cápsulas de sal, com bebidas esportivas específicas e/ou com géis de carboidrato. Outra opção seria levar para o treino bananinha, batata chips ou lanchinhos pequenos feitos com bisnaguinha. “A ideia é repor o carboidrato a cada 30 a 40 minutos e isso deve ser feito previamente no treino e não na prova”, alerta Juliana. “Para não correr o risco de ter desconforto gastrointestinal, execute toda a sua estratégia nutricional no treino e reproduza ela na prova”.

Comece a preparação alimentar 1 a 2 dias antes da prova

Partindo do pressuposto que o duatlhon do Rocky Mountain Games Juquitiba é uma prova de longa duração, Juliana explica que o atleta pode se preocupar em modificar a alimentação um a dois dias antes da prova.

“Aqui vale fazer refeições principais ricas em carboidratos, por exemplo, mais macarrão, mais batata, mais arroz, mais tapioca e, em contrapartida, menos proteína”, explica ela. “Um dos erros mais comuns que a gente encontra na galera que faz prova é que muitos consomem bastante proteína e pouco carboidrato. Se na alimentação a pessoa consome mais proteína e gordura, ela vai se sentir mais saciada e, por isso, vai consumir menos carboidrato do que deveria antes de uma prova dura como, por exemplo, o duatlhon do Rocky Mountain Games”.

Portanto, dois dias antes da prova, a ideia é aumentar o consumo de carboidrato e, necessariamente, diminuir fontes de gordura e proteína. Ovos, por exemplo, são tanto fontes de gordura, quanto de proteína e, não que você não possa consumir de jeito nenhum, mas esse é um bom momento para reduzir esse tipo de alimento a fim de ter mais apetite para consumir a quantia ideal de carboidratos.

Faça uma boa refeição entre 1h30 a 2h antes da prova

“O ideal é se alimentar 1h30 a 2h antes da prova, com uma alimentação reforçada que pode ter banana, aveia, mel, tapioca, pão na chapa, bolo, um suco de laranja, cenoura e beterraba”, sugere a nutricionista.

Segundo ela, a a alimentação pré-prova também deve ser rica em carboidratos e não é ideal fazer uma refeição rica em queijos, laticínios, embutidos ou ovos. “Esses alimentos a gente não deseja consumir em grandes quantidades perto da competição”, detalha.

Durante a prova, use a mesma estratégia nutricional dos treinos

Vale reforçar que o duatlhon do Rocky Mountain Games, mesmo sendo em um percurso um pouco mais plano, será uma prova de longa duração. “Para conseguir entregar um bom aporte de energia e eletrólitos, tem que levar em conta que será uma competição com algumas horas de deslocamento”, relembra Juliana.

Além disso, lembre-se: Na prova você usará a mesma estratégia nutricional usada nos treinos. Não ouse consumir nada que seja diferente daquilo que você já está acostumado.

Entregue carboidrato e proteína no pós-prova

“O pós treino é aquele momento que a gente busca entregar mais proteína, mas vale lembrar que isso não significa comer um monte de proteína”, aconselha a nutricionista. “O carboidrato continua sendo a principal fonte e, logo depois da prova, se você tiver uma porção proteica ou um suplemento proteico, essa é a hora de você colocar um pouco para conseguir uma recuperação muscular eficiente”, explica.

Segundo ela, além do suplemento proteico, ao terminar a prova, o atleta pode comer bastante fruta, como banana, melancia e suco de uva. Por fim, depois de uns 40, 50 minutos após a competição, o atleta já pode realizar uma refeição sólida.

Manere no álcool

No período pós-prova, muitos competidores gostam de comemorar com álcool. “O álcool depois do treino, além de prejudicar a recuperação muscular, também pode contribuir para aumentar a desidratação, gerando alguns sintomas de ressaca e/ou dor muscular tardia”, explica a nutricionista. Segundo ela, isso acontece porque tanto o desgaste da prova, quanto o álcool aumentam a depressão de líquidos do corpo.

VAI LÁ!
As inscrições para o Rocky Mountain Games etapa Juquitiba estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento ou direto na página de inscrições no Ticket Sports.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo