Como pegar mais leve e ditar um ritmo tranquilo para encarar 2022

Por Bianca Vilela*

Foto: Shutterstock.

Tenho conversado com muitas pessoas e é unânime, estamos esgotados. Quase dois anos de um ambiente atípico e tóxico. O trabalho ganhou um protagonismo tão grande que a vida pessoal praticamente deixou de existir. Então, por que não fazer diferente este ano? Porque precisamos recuperar nossa saúde integral!

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Pegar mais leve e ditar um ritmo tranquilo para encarar 2022 com a bateria recarregada só depende de nós. Os primeiros meses do ano costumam ser também um momento de reflexão e balanço daquilo que poderíamos fazer diferente para atravessar o próximo ano com felicidade e entusiasmo para o trabalho e a vida.

Separei algumas dicas para colocarmos no cotidiano:

Deixe coisas para trás Diante da correria, é tentador querer dar um jeito para que mais atividades caibam na agenda. Só que fazer mais não é fazer melhor, e ainda consome sua energia sem que você perceba. Que tal cortar da lista de tarefas aquilo que não é prioritário ou mesmo necessário?

“Em vez de ceder à tentação de fazer mais e mais, tente fazer menos. Aliviar a pressão sobre o seu tempo torna tudo mais agradável”, sugere Carl Honoré, idealizador do movimento slow, no livro Devagar – Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade.

Viva o momento Quando estiver trabalhando, trabalhe. Enquanto estiver com a família ou os amigos, apenas esteja presente e aproveite o tempo que têm juntos. Querer dar conta de várias coisas ao mesmo tempo ou fazer uma atividade com a cabeça em outro lugar é receita para estresse, ansiedade, cansaço e frustração.

Senso de urgência para tudo? Está provado que agimos no automático durante a maior parte do tempo, sem prestar atenção direito às nossas ações. Da próxima vez que se perceber correndo para concluir uma tarefa ou chegar a algum lugar, pare e se pergunte se precisa mesmo ir tão rápido – talvez você se surpreenda ao descobrir que não há razão para tanta correria. Respire com calma e tente diminuir o ritmo para realizar suas atividades com mais foco e qualidade.

Detox digital É claro que é importante estar por dentro do que acontece no mundo, mas será que precisamos consumir as mesmas notícias várias vezes ao dia, às vezes em canais diferentes (portais, redes sociais, televisão…) e sem um filtro daquilo que realmente é útil para nós? Experimente reservar um tempo no começo e no fim do dia para se atualizar e selecione fontes de informação de qualidade. Seu cérebro e seu corpo agradecem.

Dê um tempo, faça pausas Passar horas na cadeira enquanto trabalha na frente do computador é uma das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde e produtividade. Crie o hábito de se levantar a cada hora, nem que seja por 5 ou 10 minutos. Beba água, vá ao banheiro, respire e faça uma meditação breve, alongue o corpo ou apenas dê alguns passos pela casa ou escritório. Diminuir o tempo que se passa sentado previne e alivia dores no corpo, reduz o estresse e o risco de doenças do coração, aumenta a produtividade e melhora até a capacidade de tomar decisões.

Precisamos de mais gentileza, mais saúde e mais tranquilidade!

BIANCA VILELA é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na Go Outside fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial.

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