Rio Sena estará próprio para banho em breve

Por Redação

Foto: shutterstock

O trecho parisiense do Rio Sena está prestes a se tornar próprio para banho. Para tornar isso possível, o projeto de regeneração das águas foi inicializado em 2018 e contou com investimento de 1,4 bilhão de euros.

Leia mais:

+ Pequenas aventuras podem ser tão legais como escalar o Everest

+ Conheça a primeira ciclista profissional de Uganda que quer disputar o Tour de France

+ Amsterdã proíbe navios de cruzeiro para controlar turismo

A limpeza do rio foi realizada por meio de medidas específicas. A solução foi direcionar especificamente a poluição do esgoto construindo um enorme tanque de água de 46.000 metros cúbicos sob um jardim público na margem esquerda do rio. Isso é grande o suficiente para reter a água de vinte piscinas olímpicas! O tanque foi projetado para armazenar o excesso de chuva e reduzir drasticamente (mas, não tudo) a quantidade de esgoto que transborda para o rio.

Graças a esses esforços, lentamente a fauna aquática está retornando e a qualidade da água está melhorando. A novidade coincide com a chegada dos Jogos Olímpicos em Paris, onde o Rio Sena será o palco para eventos de triatlo, maratona aquática e paratriatlo.

Além disso, até o verão de 2025, três áreas de natação ao ar livre estarão disponíveis ao público. Isso marca o fim de uma proibição que vem desde 1923, quando a natação no Rio Sena foi proibida devido à poluição.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou os locais selecionados para as áreas de natação: Bras Marie, Bras de Grenelle e Bercy. A iniciativa histórica marcará o fim de uma proibição que vigora desde 1923, quando a natação no rio foi interditada devido à poluição.

Com a conclusão do projeto de limpeza e o preparo das áreas para banho, a expectativa é que essa transformação atraia tanto os parisienses quanto os turistas, oferecendo uma nova perspectiva da cidade e criando uma experiência de lazer única ao longo do emblemático Rio Sena.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo