Animais que vivem em fazendas como porcos, vacas ou galinhas, geralmente são abatidos antes de seu primeiro aniversário. Nós nunca paramos para pensar sobre isso, mas as imagens típicas que vemos destes animais e similares são deles jovens. Mas não estes, que ganharam retratos animais que são uma ode a uma velhice tranquila.
Um livro chamado Allowed to Grow Old, da fotógrafa Isa Leshko, revela belos retratos de animais de fazenda idosos. Eles foram resgatados e vivem em santuários nos EUA.
Nestas fotografias, vemos os efeitos da vida rural industrializada, mas também a cura que o tempo pode trazer, e a dignidade que pode emergir quando os animais são autorizados a envelhecer.
+ Estudo diz que ver fotos de filhotes reduz o apetite por carne
+ Os mais fofos ‘au’ventureiros do Instagram
Cada retrato é acompanhado por uma breve nota biográfica sobre o animal.
Na introdução do livro, Leshko explica como ela ‘tropeçou’ no projeto, em um período que tentava enfrentar as emoções de cuidar dos pais idosos. No caso dela, um pai com câncer e uma mãe com doença avançada de Alzheimer.
“Quando comecei meu projeto, nem sabia como abrir um porteira”, escreve Leshko. “Graças à paciência e à orientação de muitos membros da equipe do santuário… ajustei-me para cultivar a vida e aprendi a ver animais de fazenda como indivíduos.”
Os animais que são libertados e encontram refúgio são os que têm sorte. Como a fotógrafa escreve, cerca de 50 bilhões de animais terrestres são cultivados em fábricas no mundo todo a cada ano. “Não é nada menos que um milagre estar na presença de um animal de fazenda que conseguiu atingir a velhice.”
Confira as imagens: