Como leitor da Go Outside, você já sabe que manter-se ativo faz bem para o corpo e a alma. E certamente conhece o valor de viajar: horizontes ampliados, relações fortalecidas, espírito renovado.
Mas saiba que unir os dois é uma experiência única, multiplicando os benefícios dos dias de folga que você tanto batalhou para conquistar. Viajar de forma ativa, como em um tour de trekking, permite conectar-se ao lugar, à cultura, às pessoas e a si mesmo de maneira exponencial, muito mais do que relaxar em um resort ou dirigir para riscar pontos turísticos da lista.
Veja também
+ Manoel Morgado é a terceira pessoa do mundo a completar o Great Himalaya Trail do Butão e Nepal
+ Backyard Ultra: os efeitos físicos e mentais de uma ultramaratona sem fim
+ 10 dicas para quem sonha em correr a Maratona de Nova York
O primeiro passo, claro, é se comprometer com o plano. Considere as razões a seguir para para transformar suas próximas férias em uma jornada de trekking e aproveite sua folga da melhor maneira possível.
1. Saia da rota comum (com o mínimo de esforço)
Um roteiro de trekking organizado por agências consolidadas oferece experiências mais profundas, mesmo nos destinos mais populares. Esses pacotes são planejados para proporcionar o máximo de conforto e conveniência, com toda a logística cuidada — incluindo transporte, reservas e guias especializados. Com guias locais que conhecem a fundo cada detalhe do trajeto, você tem acesso a rotas menos movimentadas e pontos turísticos exclusivos que geralmente passam despercebidos por turistas convencionais. Tudo é organizado para você, incluindo as refeições. Basta chegar pronto para caminhar e descobrir.
2. Imersão total
Caminhar durante a viagem, em vez de dirigir ou ficar em um resort ou hotel, permite uma imersão total no ambiente. Enquanto caminha e explora, você percebe os detalhes — os cheiros e os sons — que de outra forma passariam despercebidos. Caminhar e fazer trilhas possibilita aproveitar cada detalhe ao máximo. Com gerentes de turismo e guias de trilha especializados, você segue sempre na direção certa, criando conexões mais profundas com a paisagem que explora a pé.
3. Conexão
Caminhar facilita a conexão com o lugar, sua cultura e seu povo. A cada passo, você se conecta fisicamente ao solo e à sua história, enquanto fortalece laços com os outros viajantes. Não é à toa que parceiros de caminhada, corrida e trilha se tornam tão próximos — os vínculos se fortalecem enquanto caminhamos e conversamos. Compartilhamos coisas uns com os outros com facilidade; a trilha se torna um espaço seguro. Caminhar também oferece tempo e espaço mental para reconectar-se consigo mesmo, proporcionando uma sensação de realização e uma nova perspectiva, muitas vezes mais significativas do que ao viajar de maneira tradicional.
4. Movimento para o corpo
Quer você conte seus passos diários ou esteja sempre treinando para a próxima meta — uma escalada no verão, uma corrida no outono, o próximo triatlo — viajar ativamente permite uma pausa na rotina de treinos sem perder o condicionamento. Escolha o nível ideal para você e aproveite a viagem para uma recuperação ativa após um grande feito atlético, como treinamento para algo maior ou simplesmente como uma maneira divertida de se movimentar. Independentemente do seu objetivo, você colherá grandes benefícios para a saúde ao caminhar: é um exercício de baixo impacto, mas que fortalece o corpo e suporta o peso. Fornece um desafio cardiovascular leve — mais intenso se você aumentar o ritmo. Caminhar também reduz a dor e rigidez nas articulações, enquanto melhora a circulação e a entrega de oxigênio e nutrientes às articulações.
5. Movimento para a mente
Exercício faz bem para o cérebro — isso é um fato. Caminhar, em especial, comprovadamente ajuda a evitar problemas como ansiedade, depressão, demência e Alzheimer, além de melhorar a autoestima e aumentar os níveis de dopamina. Fazer isso ao ar livre multiplica esses benefícios. Diversos estudos ligam o tempo na natureza a ganhos em felicidade e bem-estar geral. A apreciação de nosso ambiente natural, segundo a Mental Health Foundation, tem uma relação direta com a manutenção de nossa saúde emocional, psicológica e física. E que forma melhor de cultivar um relacionamento com a natureza — e com seus companheiros de viagem, o lugar que você está descobrindo e você mesmo — do que caminhando em um lugar incrível?