Adaptadas para diferentes tipos de terreno, as bicicletas da modalidade gravel têm caído no gosto de muitos ciclistas.
+ Começando nos esportes de aventura: como praticar mountain bike
+ A poucos quilômetros de SP, trilha pública de MTB é ótima opção para o pedal
+ Hardcore: John John Florence te convida a explorar o mundo
Em inglês, gravel significa “cascalho” – e esse é seu habitat natural, mas elas também se encaixam perfeitamente no asfalto ou qualquer tipo de estrada não pavimentada.
No último mês de setembro, a UCI entrou na onda e anunciou que a partir de 2022 será realizado um campeonato mundial de bike gravel.
Mas, apesar desse entusiasmo, ainda existe um número limitado de opções no mercado brasileiro e os preços de uma gravel costumam ser um pouco mais salgados.
Abaixo, separamos alguns motivos para você considerar investir em uma e tornar-se um “graveleiro” de carteirinha.
1. Explore todos os caminhos
Enquanto os pneus e guidão passam a falsa de impressão de ser uma road bike, as medidas mais avantajadas das gravels entregam o seu conforto. Isso permite que você pedale no asfalto, terra e até em single tracks sem perder estabilidade e rendimento.
2. Cicloviagens e afins
Não é à toa que a gravel tornou-se a escolha de muitos ciclistas para cicloviagens e bikepackings. Essa versatilidade tem agradado aos mais variados perfis, já que elas são seguras, leves e ferramentas perfeitas para diferentes estilos, distâncias, terrenos e tudo que envolve aventura no pedal.
3. Abuse da sua gravel
Se você tem o hábito de cuidar da sua bicicleta como um bebê, ficará feliz em saber que a gravel aguenta um pouco mais. As “bicicletas de cascalho” foram projetadas para serem mais resistentes e pilotadas em condições menos que perfeitas como lama, sujeira, estradas esburacadas e terrenos acidentados.
4. Diferentes tipos de pneus
A maioria dos modelos de gravel tem uma grande folga para os pneus que você simplesmente não encontrará em uma bicicleta de estrada tradicional ou MTB. Na maioria dos casos, você pode praticamente colocar qualquer tipo de pneu de bike em sua gravel.
5. Ótimos freios
As gravels costumam ser equipadas com freios a disco hidráulicos, oferecendo melhor resposta em superfícies irregulares.
6. Emoção do MTB, conforto de estrada
O gravel é uma modalidade que tornou-se muito forte nos últimos anos, podendo ser considerada um meio termo entre o MTB e o ciclismo de estrada. Mas, enquanto as MTB foram projetadas para grandes inclinações, elas não são exatamente ideais para pedalar por longas distâncias. Além disso, elas são mais bem leves que as mountain bikes e possuem a mesma agilidade das bikes de estrada.
7. Segurança
Outra vantagem das gravel é fazer o ciclismo se arriscando menos. Em uma estrada de terra ou qualquer outro tipo de terreno não pavimentado há geralmente bem menos carros ao redor. E na terra você anda com mais estabilidade e conforto, muitas vezes até mais veloz do que os fumacentos.
8. Bike gravel é pura diversão
As bicicletas de gravel valem a pena simplesmente porque são divertidas! Com ela você pode ir a qualquer lugar, pedalar em qualquer estrada e desfrutar da aventura emocionante que escolher. Além disso, você pode aproveitar as infinitas oportunidades que surgem pelo caminho durante um pedal. É uma máquina da liberdade.