A poucos quilômetros de SP, trilha pública de MTB é ótima opção para o pedal

Por Redação

Pista de MTB XCO do Parque Cemucam fica a poucos quilômetros da capital paulista. Foto: Reprodução / @parque_cemucam.

Localizada no Parque Cemucam, em Cotia, bem próxima à cidade de São Paulo, a mais antiga trilha pública de MTB Cross Country (XCO) do Brasil é um prato cheio para quem gosta de mesclar emoção e natureza no passeio com a magrela.

+ Avancini brilha e vence etapa da Copa do Mundo de MTB na Suíça
+ Lenda do MTB brasileiro, Jaqueline Mourão anuncia aposentadoria das pistas
+ 9 dicas para começar no MTB

O circuito possui 8 quilômetros de extensão e oferece um cardápio variado de desníveis, curvas e obstáculos, típicos do verdadeiro espírito do mountain bike.

O Cemucam também já sediou eventos importantes como o MTB 12 horas e o Campeonato Brasileiro de XCO, modalidade hoje impulsionada por grandes talentos como Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi.

Há alguns anos, o local vem sendo revitalizado com o apoio da comunidade de ciclistas  e também de nomes como Eduardo Ramires, ex-técnico da seleção brasileira de MTB e seis vezes campeão brasileiro Master.

“A trilha pública de MTB do Cemucam é muito importante para todos, principalmente por se tratar de um espaço público e ter a participação de uma galera com a mão na massa”, comenta Wagner Neves, 44 anos, responsável pela atual gestão do Parque.

Manutenção do circuito acontece em parceria com ciclistas voluntários. Foto: Divulgação.

“Os voluntários são pessoas que pedalam na trilha com frequência e participam de doações de materiais para manutenção do circuito”, completa o gestor.

Apesar de ficar em Cotia, no km 25 da Rodovia Raposo Tavares, o local é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da capital paulista. Atualmente, as trilhas do Cemucam não são homologadas pela prefeitura, impedindo acesso a recursos públicos, apoio da iniciativa privada e organização de eventos.

De acordo com Wagner, mesmo assim a manutenção do local é feita frequentemente, com a supervisão de quem entende do assunto e ajustes nos pontos de erosões, sinalização e segurança nas curvas.

Além da pista de XCO, o parque criado em 1968 também oferece infraestrutura trilhas para caminhada, além da contemplação da fauna e flora da Mata Atlântica.

Serviço:

O Parque Cemucam fica localizado na Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital), Jardim Passárgada, Cotia (SP). O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 6 às 18 horas.

Com a pandemia de Covid-19, os protocolos de segurança devem ser respeitados, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.