A resposta é curta: definitivamente faça um rolo de massagem antes do treino e depois, se quiser.
+ 6 maneiras de praticar a postura da prancha
+ Guia Hardcore: fazendo a primeira surf trip solo
A resposta do especialista: fizemos a pergunta ao Dr. Mike Clark, ex-CEO da Academia Nacional de Medicina Esportiva. Seu conselho sobre o rolo, equipamento comum para a auto liberação miofascial, nos levou a uma revelação surpreendente: quase todo mundo está fazendo errado. Mas, de acordo com Clark, se você fizer corretamente antes de se exercitar, o rolo deve ajudar a evitar lesões.
O que fazer
“Se você deseja preparar seu corpo para uma sessão de treino, faça o rolo de massagem nas panturrilhas, nos posteriores de coxa, nos piriformes, nos adutores e nas costas média e superior”, diz Clark. Mas, em vez de rolar para frente e para trás constantemente, como muitos atletas, ele diz para rolar até encontrar o ponto mais sensível em cada área. Depois mantenha o rolo naquele local por 60 segundos. Concentrar-se em pontos sensíveis ajudará a relaxar os músculos. Para Clark, este é o primeiro passo para um aquecimento adequado, seguido de alongamento de músculos tensos. E, em seguida, realização de exercícios dinâmicos, como agachamentos e afundos.
Por que usar o rolo de massagem antes do treino
Você tem dois receptores principais em seus músculos, diz Clark. Um deles é o seu fuso muscular, o que faz com que o músculo se contraia. O outro é chamado órgão do tendão de Golgi, que faz o músculo relaxar. “Ambos devem estar em equilíbrio um com o outro, o que permite que o tecido funcione sem se machucar”, diz Clark.
Se você tiver desequilíbrios musculares e tudo o que faz para aquecer são movimentos dinâmicos ou estáticos, seu corpo compensará continuamente seus pontos problemáticos, alerta Clark. “O alongamento estimula o fuso muscular e o torna mais hiperativo. A pressão profunda estimula o órgão do tendão de Golgi, que substitui o fuso muscular, o que permite que o tecido relaxe, o que o prepara para o alongamento ”, diz Clark. Usar o rolo de massagem antes de esticar e se exercitar é como tirar o freio de mão antes de começar a dirigir seu carro, diz ele.
Clark diz que 900 jogadores de futebol da Universidade da Carolina do Norte praticaram seu programa de aquecimento recomendado sob sua supervisão – rolo de massagem, alongamento estático, alongamento dinâmico. “Eles tiveram uma redução significativa de lesões, seguindo esse sistema exato”, diz ele.
Quanto a mais evidências científicas para apoiar um novo regime de aquecimento para liberação de pontos-gatilho, não há muito. Mas estudos como esse divulgam a capacidade do rolo massagem de aumentar a amplitude de movimento sem interferir na força muscular estão começando a surgir.