Qual é o melhor horário para fazer refeições?

O melhor horário para almoçar sem medo de engordar, segundo nutricionistas
Foto: Freepik

É verdade: cada um fala uma coisa sobre qual é o melhor horário para fazer refeições ao longo do dia. Algumas pessoas aderem a três refeições diárias – o tradicional café da manhã, almoço e jantar. Outros preferem comer menos e mais frequentemente. E outros ainda amam as diferentes variações do jejum intermitente, dividindo seus dias em períodos de jejum e períodos de alimentação. Mas, afinal existe uma maneira “certa” de cronometrar as refeições – e o horário pode afetar sua saúde ou bem-estar?

Leia mais:

+ 8 mitos de sobrevivência que você deve deixar de acreditar

+ Sem mau tempo: como tornar seguros os treinos ao ar livre

+ O que comer para evitar dor de estômago durante o treino

De acordo com Jonny Bowden, PhD, CNS, “Depende de para quem você pergunta. A American Dietetic Association diria que não, mas se você me perguntar, eu definitivamente diria que sim!”

Pesquisa sugere que o horário das refeições faz a diferença

A boa notícia: muitas pesquisas científicas foram feitas sobre o tema do horário das refeições.

“Vários estudos recentes, bem como um clássico dos anos 70, apoiam a ideia de que as refeições importam – e muito ”, explica Bowden. “[Em 2013] pesquisadores realizaram um estudo de perda de peso de 20 semanas . Todos os participantes seguiram o mesmo plano de dieta do tipo mediterrâneo [e] dormiram pelo mesmo número de horas; os níveis de hormônio da fome eram comparáveis. Metade das pessoas comeu sua refeição mais saudável por volta das 15h ou mais cedo, enquanto metade comeu a deles depois das 15h. Os participantes que comeram no final do dia perderam 22% menos peso do que aqueles que comeram mais cedo.”

“Esta não é a primeira vez que uma pesquisa mostra um efeito do horário das refeições”, aponta Bowden. “ Um estudo mostrou que os camundongos que foram limitados a um período de alimentação de oito horas por dia eram muito mais saudáveis ​​(e pesavam menos) do que os camundongos que podiam comer livremente a qualquer momento, e isso era verdade independentemente do que eles realmente comiam. Metade dos camundongos do estudo comeu dietas ricas em gordura, enquanto a outra metade comeu dietas com baixo teor de gordura, mas isso não importava; os camundongos restritos a oito horas por dia ganharam menos peso do que os camundongos que comiam a qualquer hora que quisessem”.

“E outro estudo com animais permitiu que os camundongos comessem o quanto quisessem de comida para ganho de peso, mas um grupo comeu apenas durante o dia, enquanto o outro grupo comeu apenas à noite (quando normalmente estaria dormindo). Os comedores diurnos ganharam cerca de 20% do seu peso inicial, mas os comedores noturnos ganharam mais que o dobro do peso (um aumento de 48%!)”, observa Bowden.

A maioria das pesquisas até agora sugere que o que mais importa no momento das refeições é o quão tarde você está comendo, pelo menos quando se trata de peso. “Estudos militares que datam dos anos 70 mostram que homens que recebem uma refeição idêntica de 2.000 calorias em diferentes momentos do dia tiveram seu peso significativamente afetado”, diz Bowden. “Aqueles que comiam a refeição mais pesada no café da manhã não engordavam, mas aqueles que comiam a mesma refeição à noite sim.”

E as preocupações com a saúde além do peso?

Em geral, seguir o conselho da pesquisa acima – comer suas refeições no início do dia e não no final da noite – funcionará para a maioria das pessoas. No entanto, se você tiver problemas de saúde que vão além do peso, consulte seu médico ou nutricionista para descobrir o que funciona melhor para suas necessidades específicas.

Por exemplo, se você tem certas condições de saúde, como diabetes, pode ser necessário ajustar a frequência e o tamanho das refeições. Ou, se você é alguém que gosta de jejum intermitente , pode experimentar diferentes janelas e durações de jejum para ver o que funciona melhor para seus níveis de energia, nutrição e saúde geral.

Quer saber por onde começar quando se trata do horário das suas refeições? Estas recomendações gerais são apoiadas por pesquisas e adequadas para a maioria das pessoas:

  • Coma mais cedo ao invés de tarde da noite
  • Desfrute da sua última refeição do dia cerca de 12 horas após a sua primeira
  • Tente evitar fazer as refeições antes de ir para a cama

O que Bowden recomenda? Basta ser simples! “Meu melhor conselho: siga a velha regra de tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. A pesquisa mostra que o tempo que você come realmente faz a diferença.”