O Pedaling for a Reson, projeto social do ciclista Henrique Avancini com Semexe.com e Black Tiger, passa para segunda fase após concretização de venda de bicicleta usada pelo brasileiro na Copa do Mundo de MTB
+ Henrique Avancini amplia ações sociais na quarta edição do Pedaling for a Reason
+ Cicloturismo: como se preparar para sua primeira viagem de bike
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
A campanha, criada pelo brasileiro Henrique Avancini em parceria com a Semexe.com e a Black Tiger, chegou à sua segunda fase: o curso para mecânicos desenvolvido para atender pessoas em vulnerabilidade social e inseri-las no mercado em ascensão das bicicletas no Brasil.
A abertura do curso foi possível graças ao sucesso do leilão da bicicleta usada por Avancini durante a Copa do Mundo de Mountain Bike, realizada em Petrópolis no último mês. A bike foi toda personalizada pelo Estúdio Black Tiger e foi colocada à venda na plataforma da Semexe, especializada em compra e vendas no segmento.
A ação conseguiu levantar R$ 98 mil. O lance final foi ofertado por um fã brasileiro, entusiasta do ciclismo, que preferiu não ser identificado. A bicicleta colocada em leilão havia sido personalizada com fatores que remetem à natureza, em uma homenagem promovida por Avancini à Petrópolis, cidade que recebeu a Copa do Mundo.
Com o resultado do leilão, o projeto Pedaling for a Reason dá sequência ao objetivo deste ano: investir em cursos e treinamentos para mecânicos de bicicletas. A iniciativa ocorre em parceria com a ONG Aro Meiazero, organização que promove projetos sociais por meio da bicicleta.
As inscrições para os cursos acontecerão entre os dias 16 de maio e 12 de junho; o início das aulas está marcado para a segunda quinzena de junho. A oficina terá carga horária de 45 horas, sendo 15 aulas de 3 horas, no período noturno (19h às 22h).
Os cursos serão divididos em sete temas: “Conteúdo: Poder Transformador da Bicicleta e Pedalar com Segurança”, “Mecânica e Manutenção de bicicletas”, “Básico sobre Componentes Hidráulicos e Eletrônicos”, “E-bikes (Sistemas Elétricos e Eletrônicos, Componentes, Motores e Tipos de Baterias)”, “Gestão Financeira”, “Empreendedorismo” e “Mundo do trabalho”.
Ao fim do curso, cada participante receberá uma certificação além de uma bicicleta, um kit de mecânica PRO de 44 peças, além de outros acessórios como capacete e tranca de segurança.
Agora, Henrique Avancini, Semexe e Black Tiger se preparam para uma nova edição do Pedaling for a Reason, que será realizada já no segundo semestre. O objeto a ser leiloado, no entanto, ainda é guardado a sete chaves. Além da bicicleta, o projeto social já leiloou sapatilhas usadas pelo brasileiro.
As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/mecanicapedaling a partir da segunda-feira, 16 de maio.