Quando você cruzou a linha de chegada, você estava exausto. Mas o pior é que menos de dois dias depois da corrida, você ficou doente. Por que será?
Leia mais:
+ Respostas para as perguntas de nutrição de corrida mais pesquisadas no Google
+ Como tirar o máximo proveito de uma corrida na praia
+ 5 dicas para melhorar seu treinamento e elevar o nível da corrida
“Se você correu e desenvolveu uma infecção do trato respiratório superior no dia seguinte, você não está sozinho”, diz a Dra. Leah Roberts da SteadyMD . “Você é mais vulnerável a ficar doente 72 horas após a corrida.”
Quando o corpo está estressado, ele produz níveis aumentados de cortisol, um hormônio que suprime muitos dos mecanismos de defesa do corpo contra germes. Isso acontece se o estresse vem na forma de um prazo urgente no trabalho ou uma discussão com o cônjuge. O dia da corrida, no entanto, leva o estresse ao máximo com uma receita complexa de esforço físico, exaustão mental, privação de sono antes do início precoce e nervosismo antes da corrida. Quando a corrida termina, é mais do que apenas as pernas que precisam de algum tempo para se recuperar.
Embora o treinamento seja projetado para preparar o corpo para lidar com as demandas do dia da corrida, não é idêntico, e seu sistema imunológico sabe disso: “Sessões de treinamento de alta intensidade são voltadas para simular as condições da corrida, mas nada pode substituir a experiência real da corrida e estresse”, diz o Dr. Roberts.
Em vez disso, o Dr. Roberts diz que proteger e fortalecer o corpo quando o sistema imunológico está particularmente fraco pode ajudar bastante a evitar doenças pós-corrida.
Como evitar ficar doente depois de uma corrida
Coma
Após a corrida, o reforço imunológico mais importante é a comida. “Reidrate e reabasteça com carboidratos, que ajudam a diminuir a produção de cortisol.” Ainda não se sabe se os antioxidantes diminuem os marcadores inflamatórios durante esse estágio, mas, em geral, é uma boa ideia escolher frutas e vegetais em vez de alimentos processados. Ignore as megadoses de vitamina C: “Vários estudos falharam em demonstrar que a suplementação de vitamina C antes da corrida ou durante o aumento do treinamento aumentou a imunidade”, diz Roberts.
Reduza seu risco
“Os efeitos do cortisol alto e da imunidade diminuída são maiores oito horas após a corrida”, diz o Dr. Roberts, “mas vários estudos mostraram que o sistema imunológico permanece enfraquecido 72 horas após a corrida”. Durante esse período, tome medidas extras para evitar germes – isso significa lavar as mãos com frequência e evitar ambientes onde o risco de exposição a doenças é alto, como aviões.
Tome suas vacinas
As vacinas para influenza (gripe) e COVID-19 são recomendadas no início do outono para proteger durante os meses de inverno. Pesquisas mostram que a proteção contra a COVID-19 pode desaparecer com o tempo, e o vírus da gripe muda a cada ano, e é por isso que é importante ficar em dia com as vacinas, especialmente antes do inverno, quando os vírus se espalham mais facilmente com o aumento do tempo dentro de casa.
Durma durma durma
“O sono é enorme”, diz o Dr. Roberts. “A privação repetida de sono, ou menos de 6 horas de sono por noite, diminui a imunidade em 50 por cento.”
Evite (mais) estresse
Será difícil para o seu corpo voltar à saúde se você continuar despejando mais cortisol em seu sistema. Se possível, relaxe por alguns dias após a corrida – evite viajar, use um dia de férias no trabalho e faça atividades que o relaxem. Um pouco de relaxamento é um excelente caminho para mantê-lo feliz e saudável.